“Ser voluntário é ter a capacidade de transbordar-se. É não se conformar e ir além, tornando a vida do outro, em especial, a sua, muito mais digna”. Foi com esse recado que um dos maiores ícones da literatura e da filosofia, Mario Sérgio Cortella, coroou a solenidade realizada no sábado, 18 de março, no Centro de Eventos “Paulo Prata” em Barretos, na comemoração dos 20 anos da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC).
Com mais de 1.000 participantes, vindos de diversos estados do país, a celebração teve início com um café da manhã e as boas-vindas do Bispo da Diocese de Barretos, D. Milton Kenan Júnior. O gerente da captação de recursos e padrinho da AVCC, Luiz Antônio Zardini, e o presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Duarte Prata, também marcaram presença e deixaram seus recados em agradecimento ao trabalho voluntário realizado em prol dos pacientes da instituição.
Integrantes da AVCC de Monte Alto também estiveram presentes, coordenadas pela presidente, Delza Menani. Na cidade, o grupo existe há 16 anos e, atualmente, conta com 20 voluntárias que fazem cerca de 90 atendimentos mensais. “Agradecemos a prefeita Silvia Meira, que na sua gestão, juntamente com o Legislativo, nos concedeu a concessão do local em que estamos atualmente, no Mercadão Municipal”, comentou Delza.
Para abrilhantar o evento, Cortella, proferiu uma palestra com o tema: “Para além do óbvio: Inovar é preciso”. De acordo com o filósofo, o trabalho voluntário é extremamente honroso, pois ele transborda, ou seja, vai além do comum e permite que o outro tenha dignidade. “Se meu dia tem 24 horas, eu preciso tirar algumas dessas horas para partilhar algo da minha vida com outras pessoas. É isso que faz com que o outro não se sinta sozinho. Afinal, a vida é muito curta para ser pequena”, declarou.
“Agradecemos a todos os colaboradores que nos permitem desenvolver este trabalho. Pedimos as bênçãos de Deus àqueles que nos ajudam a cumprir nossos compromissos, fazendo acontecer o melhor para os menos favorecidos”, finalizou Delza.