A volta às aulas nas escolas municipais tem retorno marcado para o dia 13 de setembro. Para isso, a rede municipal de ensino, representada pela Secretaria de Educação, elaborou um ‘Plano de retorno às aulas presenciais híbrido’.
O plano foi dividido em quatro eixos, sendo eles biossegurança; cuidado com questões socioemocionais; cognitivo: organização das práticas pedagógicas e fortalecimento do vínculo família e escola.
“Os eixos foram baseados na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e nós estamos capacitando toda a equipe gestora de forma escalonada. O nosso plano de retomada está completo, envolvendo todas as áreas necessárias”, explica a secretária de Educação, Regina Tavares.
A secretária da pasta, Regina Tavares, explica que todas as escolas foram visitadas pela equipe, para observação de adequações e necessidades. É importante ressaltar que as unidades já estão recebendo os EPIs, materiais de limpeza e higiene, além de máscaras para os alunos, professores e funcionários, todos fornecidos pela Secretaria de Saúde.
No espaço físico, as mudanças também foram planejadas: os pátios estão sendo demarcados e os horários do recreio serão escalonados. Nas ‘creches’, haverá todo equipamento de segurança como máscara, avental e mobílias, como mesas de reunião, armários, mesas de refeitório, carteiras e cadeiras.
Além disso, as mudanças também incluem a área tecnológica. “Com o levantamento feito pelos diretores, observamos algumas necessidades e temos um ‘pregão’ só da parte de tecnologia. Vamos equipar as escolas com uma TV Smart e um notebook por sala”, destaca a secretária.
No dia 11 de agosto, os diretores das escolas participaram de um encontro para apresentação e discussão do plano de retomada, realizado no Salão Paroquial do Senhor Bom Jesus. Nos dias 24 e hoje, 27, as equipes participam de novas capacitações com duas professoras da USP, que abordarão especificamente a prática do ensino híbrido a fim de melhores preparações e resultados no próximo dia 13.