Dentro do Decreto Municipal vigente e do Plano SP, que realçam as ações de prevenção ao coronavírus e restringe, por exemplo, pistas de dança em estabelecimentos noturnos, o final de semana foi de fiscalizações por parte da Vigilância Sanitária.
Foram sete autos de infração em eventos particulares, incluindo duas festas sem autorização prévia. Os autos trazem número de pessoas além do permitido, pessoas dançando e consumindo em pé, aglomeração e pessoas sem uso de máscara em culto religioso; em um dos casos, a fabricação dos alimentos foi autuada.
Aos autos cabe recurso; caso haja recurso e ele seja indeferido, as multas variam de pouco mais de R$4,4 mil (manipulação de alimentos) a mais de R$30 mil – dependendo do excesso de público nos locais autuados.
Com 87,5% das UTI SUS ocupadas e o mais alto índice de casos ativos da pandemia, mesmo com a Covid-19 atingindo os positivados com menos gravidade, o Poder Público reforça a necessidade de evitar que o vírus seja levado ao público idoso com comorbidade, que hoje é a grande maioria das internações.