Na quinta-feira, 3 de setembro, o Grupo de Vigilância Sanitária XXIV, de Ribeirão Preto, esteve em Monte Alto para vistoria em uma instituição de longa permanência para idosos.
Após vistoriar o local, emitiu parecer onde concluiu que, “tendo em vista a ocorrência de mortes de idosos residentes neste estabelecimento e a ausência de evidências quanto a adoção de práticas que minimizem a ocorrência de novos casos da Covid-19”, a Vigilância Sanitária local deveria providenciar, junto aos setores municipais envolvidos, o remanejamento dos idosos residentes para outros locais, ficando o estabelecimento interditado de forma total.
A interdição foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 4, na terça feira, outra publicação de “Interdição Cautelar por Tempo Determinada (2246 B)”, já havia sido publicada, proibindo a instituição de receber novos residentes no prazo de 90 dias.
Agora, a instituição tem o prazo de 96 horas para a remoção dos idosos residentes do local e adequações. O estabelecimento pode solicitar a reativação das atividades, mediante providências e cumprimento das legislações pertinentes.
A Vigilância Sanitária de Monte Alto está colaborando com a instituição de modo a sanar todas as dificuldades encontradas, agilizando a retomada de seus trabalhos.
O Imparcial procurou a direção da instituição e esta informou que estão sendo tomadas todas as providências necessárias, tanto administrativas, quanto jurídicas.