Um vídeo de divulgação científica apresentado pelo acadêmico João Vítor Marcon Camargo, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo foi premiado como melhor vídeo na categoria “Ciências Humanas, Linguística, Letras e Arte” na sexta-feira, 9 de abril, por uma comissão de professores indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e foi apresentado na Etapa Internacional do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.
O material visual produzido nos moldes de um “flash talk”, nome dado para vídeos curtos de até 1 minuto e meio, com o objetivo de divulgar para o público e para comunidade acadêmica os dados obtidos pela pesquisa “Os homens e a pedra: análise conjuntural, tecnológica e cultural da indústria lítica do sítio Água Limpa (Monte Alto – SP), nas expedições de 2006, 2012, 2014 do Projeto Turvo”, sob a orientação da Profª Drª. Márcia Angelina Alves.
Entre os temas abordados no vídeo estiveram os tipos de lascamento presentes no sítio Água Limpa, de Monte Alto, os possíveis usos das pedras lascadas como instrumentos das sociedades produtoras e os métodos de transmissão dos conhecimentos de como lascar a pedra que se estenderam por mais de um milênio.
Para além de uma divulgação realizada na Universidade, o vídeo deve ser utilizado como base para futuras atividades de Educação Patrimonial a serem realizadas no Museu Municipal de Arqueologia de Monte Alto “Hypólito Barato”. A repercussão dos resultados e recentes premiações recebidas reiteram a posição de Monte Alto como polo de produção científica do interior de São Paulo, além de chamar atenção para a relevância dos contextos arqueológicos identificados no município.