Nos últimos dias, o surgimento de rachaduras no asfalto do viaduto Afonso Cestari – ‘pontilhão do Bela Vista’ – preocupou a população que trafega pelo local. Com o objetivo de prevenir possíveis desastres, uma vistoria foi realizada pela Proteção e Defesa Civil de Monte Alto e pelo DER-4 de Araraquara, além da empresa responsável pela duplicação da Rodovia SP-305, a construtora Misorelli Palmieri.
Participaram da inspeção o diretor de Relações Institucionais, Proteção e Defesa Civil municipal, Aparecido Augusto Marcelo; o brigadista William Furini; os engenheiros Jair Duran, Marcelo Felicio, da Misorelli, e Dorival Falcone; e o diretor regional Marcos Mantoanelli.
Os profissionais constataram que o viaduto apresentou um recalque significativo, no aterro, com fissuras e trincos no asfalto, e também rebaixamento de guia e sarjeta, além do gramado.
Eles também afirmam que o recalque está acontecendo em razão da troca de tubulação do Rio Turvo, que passa embaixo do pontilhão. Está sendo instalada uma nova tubulação Armco, com mais de três metros de diâmetro e 5 mm de espessura, que depois será recoberta com concreto.
O diretor Aparecido Augusto Marcelo expressou preocupação com as várias reclamações recebidas, que geraram grande apreensão quanto à segurança da população que está utilizando intensamente o viaduto devido às obras na rodovia.
No entanto, ele destacou que a avaliação dos especialistas proporciona mais tranquilidade e garantiu que a atenção no local será intensificada.
“A principal preocupação é o aumento das fissuras e o risco para o trânsito. A construtora está tomando medidas para evitar a infiltração de água nas fissuras e minimizar as depressões na pista, com o objetivo de garantir mais segurança aos motoristas”, destacou Marcelo.