Vereadores se reúnem com consultora de relacionamento da CPFL

Encontro serviu para tratar de temas relacionados ao fornecimento de energia, fios soltos, luzes queimadas, dentre outros
Mesa Diretora foi composta pelos vereadores Thiago Durigan, Paulo Carello, Donizete Morelli e o presidente da Casa, Thiago Cetroni; à direita dos parlamentares, a consultora de relacionamento especialista da CPFL, Elidiane Bernardi (Foto: Ronaldo Maguetas)

A Câmara Municipal promoveu, na tarde de quarta-feira, 5, uma reunião entre os parlamentares e a consultora de relacionamento especialista da CPFL, Elidiane Bernardi. A iniciativa partiu da Mesa Diretora, formada pelo presidente, Thiago Cetroni; vice, Donizete Morelli; primeiro secretário, Paulo Carello; e segundo secretário, Thiago Durigan.

Participaram da reunião os vereadores Mauro César de Toledo, ‘Cesinha’, Marcos Manzotti, Murilo Jácomo, José Cláudio Inforçatti (‘Bicudo’) e Fabrício Nogales; o diretor de relações institucionais da Prefeitura, Aparecido Augusto Marcelo, representando o Poder Executivo, o presidente do Sindicato Rural, Aparício Garbin Filho, e o presidente do PODEMOS, Paulo Rossi, também estiveram presentes.

O encontro foi aberto à população e transmitido ao vivo pelo Facebook da Câmara, tendo a participação de internautas que enviaram diversas perguntas aos vereadores, repassadas à Elidiane.

Na pauta constavam os recentes problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica no município e também no Distrito de Aparecida e na zona rural. Vários questionamentos foram apresentados à Elidiane pelos parlamentares, dentre eles, os fios que se encontram soltos nos postes; a fiação inerte que não é removida; se a CPFL tem multado as empresas de telefonia e internet; planejamento e projetos de inovação da CPFL para Monte Alto; as luzes queimadas no Parque das Flores e no Centro; falta de podas de arvores em praças que acarretam insegurança na população.

Foi perguntado, também, como o Legislativo pode contribuir para solucionar o problema dos fios soltos; o que foi debatido na reunião da CPFL e do Executivo; se existe contrato de manutenção entre a Prefeitura e a CPFL; lâmpadas acesas durante o dia; se há algum coordenador da CPFL no município; se a troca de lâmpadas é feita pela própria companhia ou é terceirizada; se existe um valor dos gastos da CPFL em Monte Alto ou se isso é feito de acordo com as necessidades; motivos pelos quais há quedas de energia durante chuvas e ventanias; se houve multas à CPFL por parte do Executivo; se é possível efetuar a troca de lâmpadas de mercúrio pelas de sódio ou LED, dentre outras questões.

Paulo Rossi e Aparício Garbin indagaram Elidiane acerca dos problemas de picos de energia na zona rural; da manutenção da companhia, excepcionalmente nas serras; se é possível a abertura de mais um espaço de credenciamento da CPFL no município e o que é o programa Baixa Renda.

Aparecido Augusto Marcelo pontuou que foi criado um grupo de WhatsApp pela Secretaria de Planejamento, com a representante da companhia, a fim de que haja mais rapidez no atendimento das demandas da Prefeitura. De acordo com ele, o Executivo tem recebido os retornos de Elidiane.

A representante da CPFL, em resposta aos presentes na reunião, destacou que, no ano passado, foram feitos investimentos em Monte Alto e que neste ano haverá obras de expansão; sobre as multas, ela disse que estão sendo aplicadas conforme a demanda.

“É interessante uma Lei Municipal que também penalize as empresas de telefonia, pois contribui com o trabalho da CPFL”, ressalta. Em relação à supressão de árvores nas zonas rurais, ela comentou que os proprietários devem fazer a solicitação; já nas APPs – Áreas de Proteção Permanente –, a companhia é autorizada a efetuar a limpeza. Sobre a troca de lâmpadas, que é terceirizada pela CPFL, o prazo é de cinco dias úteis, após o recebimento da demanda.

No Parque das Flores, Elidiane disse que priorizará uma equipe até o bairro para analisar a situação. Em relação aos fios soltos, ela ressaltou que a Prefeitura notifica a CPFL, com um prazo de 10 dias para a empresa solucionar problemas pontuais e emergências.
“Na maioria dos casos, é instalado um novo cabo, pelas empresas de telefonia, e não é retirado o antigo, o que é errado”, explica.

Segundo ela, a CPFL está aguardando respostas das empresas de telefonia, pois elas foram notificadas pela Companhia.

A CPFL tem, junto à Prefeitura, um contrato de fornecimento de instalação de energia de alta tensão e em locais específicos. De acordo com uma liminar, a companhia é obrigada a dar manutenção completa à rede.

Elidiane afirmou, em relação aos apagões, que, às vezes, o problema é pontual em determinado bairro, e que “um estudo mais detalhado precisa ser feito”. Ainda segundo ela, a troca das lâmpadas de mercúrio pelas de sódio ou LED pode ser feita mediante pedido da Prefeitura à CPFL.

Por fim, Thiago Cetroni endossou que a expectativa dos vereadores com a aproximação com a CPFL é de que sejam oferecidos aos munícipes serviços melhores e essenciais, a fim de que as demandas sejam atendidas mais rapidamente.

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