Acompanhados da cooperada e responsável pela cooperativa Recicla Monte Alto, Tatiane, os vereadores vice-presidente da Câmara, Donizete Morelli, o primeiro secretário, Paulo Carello, Dr. Fabrício Nogales e José Cláudio Inforçatti, ‘Bicudo’, estiveram reunidos com o secretário de Meio Ambiente, Fábio Nascibem, e com as diretoras Eliane Camilo e Ana Paula Borges Zilli, responsável pelo Pet Container e em busca de viabilizar melhorias para a Cooperativa.
Entre as reivindicações, os parlamentares solicitaram que o segundo caminhão de coleta, avaliado em mais de R$350 mil, entre em circulação o mais rápido possível. O veículo foi conquista da bancada do PSDB do município, partido do qual fazem parte os vereadores Dr. Fabrício Nogales, José Cláudio Inforçatti e Donizete Morelli que, junto a Paulo Carello e ao presidente da Câmara, Thiago Cetroni, requereram e conseguiram em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari.
Nogales e Carello estiveram visitando a cooperativa na semana passada, e notaram que o caminhão estava parado, pelo fato de que não há dinheiro o suficiente para instalar o equipamento de som.
Fábio Nascibem, após esta visita, propôs um encontro com os vereadores; nesta reunião, Donizete Morelli lembrou de sua emenda impositiva, destinada à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que poderá ser utilizada para a aquisição de equipamentos, viabilizando assim que o segundo veículo passe a circular.
Com base nestas medidas, foi aprovado, na segunda-feira, 6, o Projeto de Lei nº 1/2023, de autoria de Fabrício Nogales, que institui a campanha de conscientização sobre o melhor aproveitamento dos resíduos recicláveis, que será rapidamente executado pela municipalidade, com auxílio do secretário Fábio, para mapeamento da cidade e divulgação em todas as mídias.
De acordo com o texto, oferecer aos munícipes informações sobre a separação correta dos resíduos; conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, separação dos resíduos sólidos e descarte correto de resíduos para evitar riscos aos coletores; bem como informar a população sobre os dias e horários da coleto do lixo e da coleta reciclável.
A Prefeitura Municipal poderá, segundo Fabrício, constituir parcerias com a iniciativa privada, a fim de desenvolver em conjunto iniciativas e serviços correspondentes à campanha.
“No Brasil, apenas 3% do lixo é efetivamente reciclado, enquanto que o potencial é de 30%”, ressalta o parlamentar. “Cabe ao Poder Executivo, com o auxílio dos Legisladores, instituir normas que visem efetivar a correta separação e recolhimento dos materiais descartáveis e, por consequência, gerar renda”, acrescenta.