
Na 41ª Sessão Ordinária, o vereador e primeiro-secretário da Câmara, Baltazar Garcia, subscrito pelo vereador-vice-presidente, Thiago Cetroni, e pelo vereador Marcos Manzotti, apresentou ao plenário da Câmara a Moção de Congratulação nº 2/2022.
Na propositura, os parlamentares manifestaram congratulação à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Diocese de Jaboticabal, Igreja Católica de Monte Alto, às Paróquias São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santuário da Virgem Montesina, no Distrito de Aparecida, que irão trabalhar a Campanha da Fraternidade 2022 junto aos fieis com o tema ‘Fraternidade e Educação’.
A propositura considera, também, que o lema é ‘Fala com sabedoria’ por promover o desenvolvimento e a reflexão a respeito da Educação em nosso país.
Os parlamentares ressaltam que a Campanha da Fraternidade é celebrada no período quaresmal e que a iniciativa é um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.
A abertura da Quaresma aconteceu no dia 2 de março. É a terceira vez que que a Igreja, no Brasil, vai aprofundar o tema da Educação em uma Campanha da Fraternidade.
“A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, destacam Baltazar Garcia, Thiago Cetroni e Marcos Manzotti.
De acordo com eles, a Campanha da Fraternidade deste ano é uma oportunidade para verificar o impacto das políticas públicas na educação e identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição Cristã.
Os parlamentares, ainda, consideraram a importância de estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino, e promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial dos mais pobres.
O Diácono Irineu Sinigalia, representando a Paróquia do Senhor Bom Jesus, a Conselheira Tutelar Marcia Delucca e o escrivão de Polícia José Luiz de Lima, representando a Paróquia São Benedito, estiveram na Sessão e acompanharam a discussão e votação da propositura.
Baltazar Garcia, Thiago Cetroni e a prefeita Maria Helena Rettondini usaram da palavra e, como educadores, ressaltaram a importância do tema da Campanha neste ano depois de um período de pandemia que fechou as escolas e criou uma nova rotina nas famílias.