Verão é época de ataque da lagarta das palmeiras

Lagarta, no entanto, é inofensiva para os homens; Departamento de Vigilância dá dicas de combate

Com as chuvas de verão, a incidência de pragas, como a lagarta, aumenta nas folhas das palmeiras e coqueiros. Com as folhas mais atraentes, os bichos podem destruir e até matar as plantas. O uso de produtos e a retirada manual podem ser alternativas para evitar os danos, informa o Departamento de Vigilância em Saúde do município.
As palmeiras e coqueiros estão na lista das plantas mais procuradas esta época do ano. Apesar disso, as folhas mais atraentes também ficam mais propícias ao ataque de pragas, como as lagartas. O controle mecânico para eliminação das lagartas nas plantas de tamanho pequeno é possível, apesar de muitos ficarem com medo, o contato direto com a lagarta não queima a pele.
O controle natural das lagartas que atingem especialmente as palmáceas é feito pelos pássaros que se alimentam destes insetos. Abaixo estão três técnicas com produtos químicos que podem ser aplicados, começando pelo mais inofensivo:
1º – Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.
2º – Amarre com barbante um retalho de estopa com pó de veneno para lagartas, onde as folhas nascem.
3º – Compre nas lojas do ramo, produto líquido ou em pó para extermínio de lagartas. Prepare a medida certa na bomba pulverizadora. Use óculos, máscara protetora e uma escada para pulverizar o local.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no