Por G1 Ribeirão Preto
Foi dada a largada para o projeto EPTV na Escola, que chega a sua 23ª edição focando no envolvimento da comunidade estudantil na discussão de assuntos relevantes para a sociedade e, sobretudo, para os jovens. Neste ano, o tema da redação do concurso será “Por que acreditamos que o mundo virtual é real?”. O questionamento tem como objetivo convidar os estudantes a discutirem um comportamento que se intensificou com a pandemia, o distanciamento social e a intensificação do tempo em atividades online.
Voltado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o tradicional concurso anual é promovido nas quatro regiões de cobertura da EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas).
Sobre a escolha do tema, Livia Lucas, coordenadora geral do EPTV na Escola, explica que o intuito é saber o que os jovens estão pensando sobre essa mistura entre os mundos virtual e real, em que a questão da necessidade de aceitação com as redes sociais, o medo de cancelamento, a agressividade e a dificuldade de se socializar de novo são situações presentes no dia a dia.
Desta vez, a grande novidade é a previsão de retomada das visitas presenciais dos semifinalistas às sedes regionais da emissora. “Depois de dois anos do projeto sendo realizado online sem poder promover este encontro, que é tão rico, estamos numa grande expectativa para voltar a receber os alunos. Nada substitui o contato, por isso estamos torcendo para que dê tudo certo”, afirma Livia.
Nos dois últimos anos, esta etapa tão esperada pelos estudantes não foi realizada por conta da necessidade de distanciamento social. Em 2021, apenas a cerimônia de premiação voltou a acontecer presencialmente com um número reduzido de pessoas presentes. Existe, ainda, a possibilidade de que a viagem dos primeiros colocados, também suspensa desde 2019, ocorra.
Etapas do concurso
O EPTV na Escola movimenta a comunidade escolar ao longo de aproximadamente seis meses. Agora que já está divulgado o tema da redação, é a vez de alunos e professores começarem a debater o assunto e se organizarem para a orientação para a produção dos textos e a realização das inscrições. Veja como é o calendário do concurso.
A primeira etapa de seleção fica a cargo das secretarias municipais de Educação e das diretorias de ensino. Desta vez, cada município escolhe as 15 melhores redações, considerando toda a rede de escolas, e as envia para a EPTV. Por terem um número maior de instituições de ensino, algumas cidades escolhem mais redações. Barretos, Franca, Sertãozinho e Ribeirão selecionam 60 textos cada, sendo 15 de cada segmento (rede municipal, rede estadual, escolas particulares e Sesi) e Bebedouro, que tem a rede municipal, escolas particulares e do Sesi, escolhe 45.
O envio das redações pré-selecionadas em cada local poderá ser feito até o dia 8 de julho exclusivamente pela coordenação do projeto no município no site do concurso e utilizando uma chave de acesso numérica enviada pelos organizadores da EPTV por e-mail.
Em agosto começam as visitas à sede da emissora em Ribeirão Preto e elas estão previstas para serem encerradas no dia 11 de outubro. No início de setembro, os jornalistas da EPTV participarão da etapa de pré-seleção para a definição das redações dos alunos de cada cidade que irão para a seleção final e no dia 19 de setembro será a vez da divulgação dos semifinalistas no site do projeto – clicar em Ribeirão Preto.
Em outubro, o corpo de jurados, que inclui educadores e um profissional convidado que atue na área relacionada ao tema do concurso, fará a leitura das redações finalistas e selecionará as 10 melhores de cada região de cobertura da emissora. O resultado será divulgado no dia 19 de outubro no site e também na programação da EPTV. Em seguida, começam a ser produzidas as reportagens sobre os finalistas, que serão exibidas entre os dias 14 e 17 de novembro nos telejornais da emissora.