Desde segunda-feira, 13, já está sendo realizada a 2ª etapa da campanha de imunização com a vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante é oferecido pela farmacêutica Pfizer e, na fase anterior, já havia sido aplicado em pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPs), comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Agora, serão contemplados aqueles que têm mais de 60 anos. Na próxima etapa do calendário vacinal, que foi dividido em quatro fases, será aplicado o imunizante em gestantes e puérperas. Na fase seguinte, profissionais da saúde, indivíduos que possuem deficiência permanente a partir dos 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e servidores do sistema de privação de liberdade.
O novo imunizante é uma versão atualizada das doses monovalentes, ou seja, oferece proteção contra as subvariantes da ômicron. A vacinação no município acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h30, em todas as UBS – com exceção do Sílvio Govoni.
É importante salientar que é necessário que o indivíduo tenha um intervalo de quatro meses do esquema tradicional – 1ª e 2ª dose – ou da última dose de reforço.