Na última quinta-feira, 26, o Ministério da Saúde divulgou uma nova campanha de imunização contra a Covid-19, que busca ampliar a cobertura vacinal com um reforço de doses bivalentes da Pfizer.
A vacinação com as novas doses começa em 27 de fevereiro. Também foi anunciado que grupos mais vulneráveis ao risco da doença e que foram vacinados com, ao menos, duas doses dos imunizantes monovalentes, receberão a bivalente.
As novas vacinas, que trazem em sua composição cepas atualizadas contra a doença – incluindo a variante ômicron –, começarão a ser aplicadas de acordo com o plano de imunização, que conta com quatro fases, com grupos diferentes a serem imunizados. Na 1ª fase: pessoas imunocomprometidas, acima de 70 anos, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, e aqueles que vivem em instituições de longa permanência – ILP; na fase 2, pessoas entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.
O objetivo da campanha é vacinar 90% do público-alvo. Além dos grupos considerados prioritários, o ministério planeja intensificar a campanha da vacina monovalente para maiores de 12 anos; o objetivo é ampliar a cobertura vacinal em outros grupos. Desse modo, recomenda-se uma dose de reforço para aqueles com até 40 anos e duas doses de reforço para quem tem 40 anos ou mais.
Tal como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, a Pfizer reitera a importância da vacinação com o imunizante monovalente, que continua sendo uma importante ferramenta no combate ao coronavírus. Para as crianças, a pasta garantiu a compra antecipada para fevereiro de 8,5 milhões de doses da Pfizer baby; 9,2 milhões da Pfizer pediátrica e 2,6 milhões de doses da Coronavac – 750 mil já foram entregues, no total.
Em Monte Alto, a secretaria de Saúde segue sua agenda de vacinação. Os munícipes devem se dirigir às Unidade de Saúde mais próximas de sua residência, tendo em mãos, um documento de identificação, além do comprovante das outras doses – caso as tenha tomado. Estão disponíveis a dose 2, para 11 anos ou mais; 4ª dose, para pessoas acima de 30 anos. A dose 1, destinada aos bebês acima de 6 meses, está em falta; município aguarda o envio de mais doses por parte do estado.