Teve início na segunda-feira, 27, uma nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Nesta etapa, a população será imunizada com uma dose de reforço bivalente da Pfizer, uma versão atualizada que oferece também proteção para as subvariantes da Ômicron.
Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, divulgado no dia 26 de janeiro, a vacinação será dividida em quatro fases, contemplando grupos distintos em cada uma. Na primeira serão imunizadas pessoas que tenham acima de 70 anos, indivíduos que vivem em instituições de longa permanência – ILP, imunocomprometidos, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos; na 2ª fase, pessoas de 60 a 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na 4ª fase, profissionais da saúde, aqueles que possuam deficiência permanente a partir dos 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
O objetivo da campanha é vacinar 90% de seu público-alvo. Além disso, a ideia é aplicar a bivalente para aqueles que tenham, pelo menos, duas doses da vacina monovalente. O ministério também pretende intensificar a campanha de vacinação para os maiores de 12 anos, a fim de aumentar a cobertura vacinal em outros grupos. Assim, recomenda-se uma dose de reforço para aqueles com até 40 anos e duas doses de reforço para quem tem 40 anos ou mais.
Monte Alto começou a aplicar a vacina nesta quarta-feira, 1, em todas as Unidades Básicas de Saúde – exceto o Sílvio Govoni –, das 13h às 15h30; acamados devem agendar na UBS mais próxima.
Vale ressaltar que é necessário um intervalo de 4 meses do esquema tradicional – 1ª, 2ª ou da última dose de reforço.