Unidos do Alvorada e Dokmos levam os títulos da série Ouro do Futsal 2024

Pela série Prata, os troféus das categorias Sub-20 e Principal foram, respectivamente, para as equipes do Só Neguinho/Frutas R.R e Havaí/Cláudio Bikes
Equipe campeã da série Ouro do Principal, o Dokmos, que levou pelo segundo ano consecutivo o titulo da categoria

Chegou ao fim, na última semana, a acirrada e vistosa edição de 2024 do Campeonato Municipal de Futsal. Tão acostumado a receber partidas icônicas e que marcaram a história da modalidade em Monte Alto, o ginásio de esportes Baby Barioni foi, por mais uma vez, o palco das finais das categorias Sub-20 e Principal do torneio.

Inaugurando as finalíssimas, pelo Sub-20, série Prata, Só Neguinho/Frutas RR e Barbearia Barros entraram em quadra para a decisão da modalidade.

IMPIEDOSO – Impondo o ritmo de jogo desde o pontapé inicial, Só Neguinho anulou completamente o adversário. Ofensivo e chegando à meta adversária com mais perigo – exigindo que o goleiro Arthur, da Barbearia, fizesse boas defesas –, o time precisou de dez minutos para abrir o placar. Numa jogada individual de Danilo, Yuri aproveitou o passe rasteiro para abrir o placar. O Só Neguinho marcou o segundo com Danilo que, após mandar a bola entre as pernas do adversário, estufou a rede da Barbearia com um chute forte.

O terceiro veio novamente com Yuri, com outra assistência de Danilo, vindo do lado esquerdo da quadra. A Barbearia descontou com Nicolas, após um rápido contra-ataque. A porteira se abriu ainda mais com Danilo que, numa cobrança de falta com muita categoria, assinou uma obra-prima: uma ‘cavadinha’, no melhor estilo Falcão, em cima do goleiro Arthur.

Ainda no primeiro tempo, Jorginho marcou mais um para o Só Neguinho em mais uma assistência de Danilo – também pela esquerda. Avassalador, Danilo anotou seu segundo gol depois de ‘limpar’ dois marcadores de uma só vez e mandar para o fundo da rede.

No segundo tempo, sem expectativa nenhuma de virada, o Só Neguinho continuou com seu trabalho ofensivo. Carreirinha, livre, cara a cara com o goleiro da Barbearia, recebeu e mandou para o gol. Numa bola enfiada por ele, Jorginho não perdoou e marcou seu segundo – o oitavo da equipe – e fechou a conta. Final: Só Neguinho 8 x 1 Barbearia Barros.

O desempenho garantiu à equipe o título da Prata do Sub-20, sendo o primeiro conquistado pelo Só Neguinho na ‘base’.

HEGEMONIA – Unidos do Alvorada/Tornoza/Jornal Tempo, tradicional clube de futsal montealtense e tricampeão da categoria. Tobias F.C, a sensação da modalidade, criado neste ano para ‘bater de frente’ com os grandes elencos. Estes dois times foram os responsáveis por entregar um espetáculo na final da Ouro do Sub-20.

Equilíbrio foi a palavra utilizada para definir este duelo, do início ao fim. Lá e cá, ambos os times atacavam muito e se defendiam na mesma medida. O grau de dificuldade e a exigência técnica da partida eram tão evidentes que o primeiro gol saiu apenas aos 4 minutos e 11 segundos do primeiro tempo. Junin, do Unidos, aproveitou a chance de bola parada e mandou para o fundo da rede do goleiro Pepê.

A segunda etapa começou frenética. Logo com doze minutos jogados, Igão, pelo Tobias, se posicionou bem para receber o passe após o rebote do goleiro André Pequeno e marcou o gol de empate.

A blitz pela virada – e, consequentemente, pela vitória – se intensificou. Chances foram criadas e desperdiçadas, defesas de Pepê e Pequeno foram feitas, lamentações foram expressas. Todavia, este cenário mudou quando, faltando apenas um minuto para o término do tempo regulamentar, Rateiro recebeu bom passe, se antecipou ao marcador, girou e mandou no cantinho do goleiro Pepê, dando a vitória por 2 a 1, e o quarto título do Sub-20 ao Unidos, que já havia ganhado em 2020, 2022 e 2023.

Lucas Rateiro, do Unidos do Alvorada, levou o troféu de artilheiro da categoria pelos seus 24 gols marcados; o goleiro André Pequeno, também do Unidos, ficou com o de defesa menos vazada, com apenas 9 gols sofridos. A categoria homenageou Leonardo Devito Costa, o ‘Léo’.

Tetracampeão do Sub-20, Unidos do Alvorada celebrou o terceiro título seguido
Elenco vice-campeão da série Prata do Sub-20, o Tobias F.C, estreante no torneio
Artilheiro do Sub-20, Lucas Rateiro, do Unidos, ao lado do secretário de Esportes João Fellippi e do homenageado da categoria, Leonardo Devito Costa

A PRATA É AZUL – A primeira de duas finais teve como principal ingrediente uma goleada. Havaí/Cláudio Bike’s e Papaminhas entraram em quadra para definir qual das duas equipes levantaria o caneco de campeão da série Prata do Principal.

Três minutos. Este foi o tempo que o Havaí precisou para se colocar à frente no placar. Caio recebeu e mandou de primeira, um chute rasteiro, para o gol do adversário. O segundo do time não demorou muito para sair. Gleison arriscou de longe um chute forte, que bateu na defesa adversária, e sobrou limpa para Guizinho anotar outro tento para o Havaí.

Os ‘azuis’ detinham o controle do jogo, embora o Papaminas tentasse a todo custo criar oportunidades para empatar o duelo. Consciente, marcando em cima e com um esquema definido de jogo, o Havaí soube ser eficiente durante os quarenta minutos em quadra. Próximo do fim da primeira etapa, Guizinho, novamente, marcou e, desta vez, foi um chute certeiro do meio da quadra que ‘morreu onde a coruja dorme’.

Ainda no primeiro tempo, numa tabelinha entre Caio e Lucas Foice, o primeiro marcou mais uma vez e ampliou ainda mais o placar, que já era elástico. 4 a 0 até aqui.

Já na segunda parte da partida, Murilo, na tentativa de acender uma fagulha de esperança para o Papaminas, descontou. Porém, o arremate não adiantou. Livre, Guizinho tirou do goleiro Batata e ampliou para o Havaí. Faltando pouco mais de sete minutos, Gleison recebeu na direita e mandou para o fundo da rede. Menos de um minuto depois, Gleison – outra vez – acertou um lindo chute na esquerda, sem chances para o guarda redes do Papaminas.

A equipe diminuiu o atropelo com Olavo, que foi oportunista e só empurrou a bola para dentro do gol, depois de uma ‘cochilada’ da defesa adversária. Sem tempo para mais nada, o Havaí saiu de quadra com a vitória por 7 a 2 e com o título da série Prata da categoria Principal.

Havaí/Cláudio Bike’s faturou o troféu da série Prata do torneio contra o Papaminas

ESQUADRÃO AMARELO – Em se tratando de futsal, Monte Alto dispõe de um confronto que já se tornou um clássico das quadras. Dokmos/Açougue do Alemão/Neca Despachante e Unidos do Alvorada/Tornoza/Jornal Tempo, que, juntos, protagonizaram uma reedição eletrizante da final do campeonato de 2023 – que coroou o Dokmos como seu campeão.

Lotado, o Baby Barioni – assim como os torcedores que preencheram todos os lugares nas arquibancadas – sabiam do nível do duelo que estava para acontecer. As expectativas foram atendidas.

Começando com os nervos à flor da pele, a ânsia e força na marcação eram visíveis em ambos os lados deste confronto. Equilibrado e regado de chances claras de gol, o primeiro tempo terminou sem gols, mas com emoção e tudo o que o duelo tinha direito: expulsão, reclamações, boas defesas e muitas oportunidades para ambos os times.

Segundo tempo à vista. O cenário mudou logo aos quatro minutos. Dehzinho, aproveitando o erro do adversário, chutou na trave e, no rebote, a bola caiu no pé de Rick, que só tocou para o fundo do gol. Sem parecer se abalar, o Unidos empatou com Cebola, depois de um contra-ataque rápido e eficiente.

Troca de passes na defesa e Monicão, com um chute rasteiro, deixou o goleiro Doth vendido no lance e colocou o Dokmos novamente à frente no placar. O Unidos seguiu trabalhando a bola até encontrar uma brecha com Ventura, com um toque categórico por cima do goleiro Gurdura, igualando novamente.

Sem tempo para comemorar o gol, Rick recebeu de Monicão e guardou seu segundo. O Dokmos, constante na busca de ampliar o placar e ficar confortável no jogo, acionou Pidaia que, com o caminho livre, guardou o quarto gol da equipe.

Tudo ou nada. Arriscando, na tentativa de tirar alguma jogada da ‘cartola’, o Unidos voltou para o jogo com Júlio, que driblou dois marcadores e bateu firme para anotar o terceiro do time. A diferença era de apenas um gol, um gol que poderia ter mudado a história do confronto acalorado entre as equipes. Para azar do Unidos, o Dokmos soube segurar a pressão e administrou o placar de 4 a 3 até o final, quando soltou o grito de campeão da Ouro do Principal. O time já havia erguido a taça em 2020 e 2023.

Dehzinho, do Dokmos, com 16 gols marcados, foi o artilheiro da competição. Kauã Posseti, do Havaí, recebeu o prêmio de defesa menos vazada: 15 gols sofridos. Anderson Gonçalves Rodrigues, o ‘Zuca’, foi o homenageado deste ano na categoria.

Autoridades municipais, entre elas, a prefeita Maria Helena Rettondini, os vereadores, presidente da Câmara Municipal de Monte Alto, Donizete Morelli, Murilo Jácomo, Thiago Durigan e Victor Pereira Martins, bem como os dois homenageados do torneio, marcaram presença durante a entrega dos troféus e medalhas às equipes.

O Unidos do Alvorada ficou com o vice na disputa da final da Ouro do Principal
Homenageado do Principal, Anderson Gonçalves Rodrigues, junto dos secretários de Esporte, João Fellippi e de Governo, Carlos Rettondini e da prefeita Maria Helena

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no