O Turismo de Monte Alto segue se destacando e ganhando espaços importantes no âmbito local e estadual. Através de um trabalho coordenado pelo diretor da pasta, Renan Petrasso, importantes parcerias têm sido desenvolvidas para divulgação dos atrativos turísticos da cidade. Renan atribui os avanços e melhorias ao apoio constante da prefeita Maria Helena Rettondini e à dedicação e compromisso do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), sempre atuante e presente.
Os trabalhos realizados até o momento são inúmeros e entre as últimas conquistas podem ser destacadas a reta final de obras como a Praça São Cristóvão, que recebeu melhorias e elementos que remetem à Paleontologia, o Complexo de Museus, que conta com obras de ampliação e acessibilidade, e Casa do Turismo, maior realização para este ano de 2023.
“Aplicar o orçamento aprovado para a pasta é um dever enquanto gestor e temos feito a lição de casa”, ressalta o diretor. Os próximos passos da pasta estão pautados no fortalecimento dos empresários do Turismo, na melhor recepção dos visitantes e turistas, e em novas formas de divulgação dos nossos atrativos.
Em breve, também serão realizadas as inaugurações e concretizados os convênios que foram prejudicados em decorrência da pandemia.
Renan também comentou sobre os desejos e propostas para o futuro, que são muitos, especialmente a intensificação do trabalho de construção da base do Turismo com crianças e adolescentes. “Para que se tornem adultos conscientes de que a vocação turística do município não nos prejudica em nada e ainda pode colaborar muito para a economia local”, destaca.
Segundo ele, os caminhos do Turismo para Monte Alto são específicos e incomparáveis. “Se o que nos torna turísticos é a Paleontologia, continuaremos falando em dinossauros. Da mesma forma quanto ao Turismo Religioso, com a Virgem Montesina e Menina Izildinha, e ao Cicloturismo, com a Rota das Capelas e demais percursos”, completa.
Sobre os eventos que têm participado levando o nome de Monte Alto, Renan destacou a Agrishow. “Estar lá foi uma oportunidade fantástica, principalmente representando nosso município e divulgando seu potencial. Estivemos em um estande compartilhado do Governo de SP, com o intuito de promoção dos destinos paulistas.”
O diretor citou também a participação no encontro estadual de Municípios de Interesse Turístico da AMITESP e a realização da Oficina “Autismo&Ciência”, em parceria com o Grupo de Apoio às Mães Atípicas (GAMA).
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo tem coordenado ações de muito interesse e proximidade das cidades paulistas, em especial dos Municípios de Interesse Turístico (MITs). “A facilidade no acesso que encontramos com os técnicos estaduais nos dá um enorme respaldo e fortalece políticas públicas importantes para o setor”, explica Renan.
O Estado divide os municípios em Regiões Turísticas, para dialogar melhor com os gestores, tendo um interlocutor que faz o trabalho de união, cooperação e interligação entre os pares. Monte Alto faz parte da região turística Raízes do Campo, que tem 18 cidades envolvidas e é considerada uma das mais organizadas e ativas nos programas estaduais.