Em 2021, o Turismo montealtense teve um avanço significativo. Sob o comando do diretor da pasta, Renan Petrasso, o intuito do primeiro ano de gestão era organizar o que tinham em mãos; agora, o foco é a estruturação.
Nestes primeiros meses de 2022, a equipe focou na produção do material institucional do potencial turístico local, que foi apresentado e disponibilizado nesta semana, em que se comemorou a Semana Nacional do Turismo
Entre os materiais lançados estão o Portal de Informações Turísticas, o Canal On-Line de Informação ao Turista, as redes sociais oficiais da pasta, o Guia Turístico impresso e o Mapa Turístico de Monte Alto, que apresenta os atrativos e patrimônios da Cidade Sonho.
O Imparcial: Tendo em vista todas as conquistas desde que assumiu a pasta, como você avalia o atual cenário do Turismo local?
Renan: Estamos em desenvolvimento. Não há como negar que temos um longo caminho pela frente, como a melhor preparação do trade turístico, dos receptivos locais e questões de infraestrutura urbana que são importantes para a recepção dos turistas
Entretanto, o que não podemos é negar o potencial que a cidade tem para receber as pessoas. Nossos atrativos já possuem fluxo turístico considerável e poucas pessoas sabem disto. É através desta demanda que podemos melhorar o cenário e nos prepararmos mais.
O Imparcial: Hoje está lançado o Mapa Turístico de Monte Alto. Como ele foi pensado e roteirizado?
Renan: O Mapa foi o primeiro desejo que manifestei à prefeita Maria Helena e ao vice-prefeito Dr. Joaquim e, desde então, recebi apoio incondicional para que ele chegasse em nossas mãos hoje. O desafio aceito pelo Carlinhos Ortega, que teve a missão de desenhar cada ponto de nossa cidade, nos tornou bons amigos – ele é um profissional fantástico e dedicado ao extremo.
A intenção é conquistar as pessoas pela beleza que temos por aqui, e isso ninguém pode negar: somos privilegiados. O desafio que propomos é que sejam encontrados os detalhes: as sombras, os pequenos elementos e a peculiaridade de cada canto, do Distrito de Aparecida e do Povoado de Ibitirama. Não nos cansamos de olhar!
O Imparcial: Quais os próximos objetivos da pasta?
Renan: Temos diversas obras em processos licitatórios. Temos um incrível projeto paleontológico para a Praça São Cristóvão, nossa tão sonhada Casa do Turismo e os projetos do MIT que ainda estão em andamento. Em breve, novidades poderão ser anunciadas à população, estamos em fase de aprovação de objeto pelo Governo do Estado para que mais um espaço público seja contemplado com infraestrutura e melhorias; já fizemos a lição de casa para que isso aconteça.