Turismo atualiza seu Plano Diretor para o triênio 2024-2027

Documento reúne informações sobre o panorama turístico de Monte Alto e define novo plano de ações, sob cinco dimensões, pensado a partir da análise da situação atual

Instituído em 2015 pela Lei Complementar nº 392, o Plano Diretor de Turismo (PDT) teve seu texto revisado e atualizado para o triênio 2024-2027. O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou uma Assembleia Extraordinária e o Poder Executivo uma Audiência Pública de Revisão do PDT e, após as discussões, alterações e proposições, o novo texto foi aprovado pela Câmara Municipal, em sessão realizada no último dia 15.

O Plano Diretor é um estudo que contempla a análise de toda a infraestrutura da cidade, apresentando um panorama geral da atividade turística. A atualização do documento reúne dados e informações de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, hospedagem e atrativos turísticos.

Em seus 25 capítulos, o Plano também aborda, entre outros tópicos, a caracterização geral de Monte Alto, seu histórico e dados socioeconômicos, revisão das ações propostas na criação do PDT e o novo plano de ações proposto para o triênio 2024-2027.

A atualização do Plano Diretor também apresenta o perfil dos turistas que visitam Monte Alto. A pesquisa foi aplicada durante os 12 meses de 2023 nos atrativos turísticos da cidade, por profissionais da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, pelos agentes dos atrativos privados e por operadoras de turismo do município.

A partir dos formulários respondidos, foi possível realizar um diagnóstico que apresenta um panorama geral do turista e visitante de Monte Alto, possibilitando um melhor planejamento turístico.

As faixas de idade dos entrevistados mostram um público bem mesclado, com a maior parte possuindo entre 36 e 59 anos, com predominância do sexo feminino. A motivação da viagem se dá, em mais da metade dos entrevistados, para passeio, com 51%, e uma faixa de 17% circulando a trabalho.

No resultado do tempo de permanência, identificou-se um desafio da cidade: fazer com que os visitantes tornem-se turistas, pernoitando na cidade, afinal 81% permaneceu apenas um dia.

Para a elaboração das novas ações, foram considerados o que precisa ser feito e as novas demandas advindas da oitiva da comunidade local, bem como deficiências apontadas pelos turistas e propostas do Poder Público e do COMTUR.

Além disso, os novos passos para o Turismo de Monte Alto também consideraram a análise da situação atual, que envolveu a avaliação dos recursos turísticos existentes e metas alcançadas desde a criação do plano, inventários turísticos, dados da Pesquisa da Demanda Turística, impactos sociais, econômicos e ambientais do Turismo atual e tendências do setor.

A partir desta avaliação, as novas ações foram planejadas sob cinco dimensões, sendo elas: Qualificação; Gestão do Turismo; Cooperação Regional; Marketing e Promoção Turística; e Infraestrutura Turística.

Cabe salientar que as metas para o próximo triênio foram pensadas em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU como um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Entre as ações propostas definidas como de alta prioridade estão a contratação de Agentes de Desenvolvimento Turístico para a Casa do Turismo; impulsionar o número de empresas da cidade inscritas no Cadastur do Ministério do Turismo; permanecer alinhado à regionalização através da Região Turística “Raízes do Campo”; criar o Festival Gastronômico em forma de divulgação e apoio ao setor de gastronomia montealtense; desenvolver a “Praça da Desatadora dos Nós”; criar um roteiro turístico que envolva a visita aos Museus e à Casa do Turismo; construir um Centro de Eventos; fomentar a reabertura do Museu de Arqueologia; incentivar o Turismo Étnico, com visibilidade para a comunidade afro-brasileira e sua importância para o desenvolvimento local.

De acordo com o PDT, a análise do mesmo deixa claro a grande oferta turística disponível no município, com um Inventário Turístico que permite que a atuação nos segmentos do Turismo Cultural, Ecoturismo, Religioso, Estudos, Esportes, Náutico, Negócios e Eventos e Rural.

O Plano Diretor de Turismo para o triênio 2024-2027 na íntegra, com todas as informações e o plano de ações completo, foi publicado no Diário Oficial de Monte Alto do dia 18 de abril.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de