Um acidente sem precedentes marcou tristemente a história de Monte Alto no último domingo, 1º. Por volta das 16h30, um ônibus de excursão com fiéis montealtenses tombou no km 108 da Rodovia Deputado Cunha Bueno, fazendo nove vítimas fatais, além de 16 feridos.
Os passageiros retornavam de Tambaú, cidade conhecida pelos milagres atribuídos ao Pe. Donizetti, e Pirassununga, onde visitaram a Cachoeira das Emas.
As vítimas fatais do acidente são: Maria de Fátima Batistela, Tereza Amélia Sales dos Santos, Josefa Jovina dos Santos, Paulo dos Santos, Maria Aparecida dos Santos Pereira, Idalina Neves Ribeiro, Lindalci Ribeiro da Silva, Edna de Fátima Ducatti e Maria Aparecida de Souza.
Os passageiros feridos foram socorridos e encaminhados a hospitais da região.
De acordo com o boletim de ocorrência, por motivos ainda desconhecidos, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo e caiu em um barranco, tombando e parando em sentido contrário ao trajeto que fazia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente pode ter sido causado pela forte chuva que atingiu a região.
O condutor foi submetido ao teste de bafômetro, que resultou negativo, e foi socorrido para a cidade de Sertãozinho.
Ao começarem a circular as primeiras informações sobre o acidente envolvendo o ônibus da Petitto, familiares foram à sede da empresa em Monte Alto em busca de notícias. Para centralizar as informações e prestar apoio aos familiares, a Prefeitura mobilizou seus setores de Assistência Social, Segurança, Saúde e Comunicação e disponibilizou o Centro de Convivência da Melhor Idade, Turcão I.
A imprensa regional e nacional chegou a noticiar que seriam 12 as vítimas fatais, porém a Prefeitura refez os contatos de cada pessoa listada junto a hospitais e ao IML e confirmou as nove mortes.
A Basílica Menor do Senhor Bom Jesus foi preparada para receber o velório de seis vítimas; as outras famílias optaram por velar seus entes no Velório Municipal.
Em nota, a Petitto disse “estar tomando todas as providências para auxiliar as vítimas e seus familiares” e afirmou, ainda, que a seguradora foi acionada e prestará atendimento especializado ao caso.
A Prefeitura de Monte Alto, por meio do Decreto nº 4.699, declarou luto oficial por três dias, entre 2 e 4 de outubro, em sinal de profundo pesar às vítimas do trágico acidente envolvendo os munícipes.
O caso foi registrado como homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção do veículo automotor na Central Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto, que instaurou inquérito policial para apurar todas as circunstâncias dos fatos.