Devido ao avanço da Covid-19 pelo país e à iminência do colapso do sistema de saúde quase como um todo, o Governador de São Paulo anunciou, em coletiva na tarde de ontem 11, que o Estado de São Paulo entra agora em uma nova fase, denominada fase emergencial, que valerá de 15 a 30 de março.
Na quarta-feira, dia 10, já haviam sido anunciadas pela prefeita de Monte Alto, Maria Helena Rettondini, novas medidas restritivas. Algumas das restrições impostas proíbem aulas e cultos religiosos.
Além disso, as agências bancárias e casas lotéricas deverão fazer atendimento com horários pré-agendados para evitar filas e tempo de espera. Por fim, mercados, mercearias, açougues, sacolões e quitandas deverão adotar, preferencialmente, o sistema delivery para diminuir o fluxo presencial.
Ainda de acordo com a nova fase anunciada pelo Governador Doria, além do toque de recolher das 20h às 5h, as lojas de materiais de construção não poderão funcionar e o teletrabalho torna-se obrigatório para atividades administrativas não essenciais.
Celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas coletivas também passam a ser proibidas na fase emergencial. As escolas estaduais poderão ficar abertas para ofertar merenda. As redes municipal e privada poderão atender pais e alunos com 35% da capacidade. Em Monte Alto, Decreto Municipal impede o funcionamento.
Ao todo, são 14 atividades que sofreram alterações com a nova fase emergencial, além do toque de recolher, e quatro milhões de pessoas, entre empregadas e movimentadas, em restrições.
As autoridades reforçam o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social. A luta contra a COVID-19 é uma responsabilidade de todos.
OCUPAÇÃO TOTAL DOS LEITOS
A preocupação foi intensificada com a ocupação total dos leitos de UTI Covid e daqueles que estavam sendo reservados para outros diagnósticos nos hospitais da cidade. Esta semana, infelizmente, uma mulher de 74 anos, com suspeita de estar com Covid-19 faleceu enquanto aguardava vaga de UTI. O óbito em decorrência da doença foi confirmado no boletim epidemiológico divulgado ontem, 11, totalizando na cidade 60 mortes por Covid desde o início da pandemia.
O limite de atendimento SUS e convênios estão em sua pior fase e além de atender sua população, também oferece suporte a cidades da região, o que aumenta a demanda diária.
A prefeita Maria Helena Rettondini anunciou, no dia 7, a instalação de um Pronto Atendimento, no Salão de Festas do Asilo, para os atendimentos emergenciais do Pronto Socorro. Os atendimentos para suspeita de Covid permanecem na Tenda anexa ao Pronto Socorro.