Os momentos finais do Campeonato Municipal de Futsal estão se aproximando. Ao longo desta semana, o ginásio de esportes Baby Barioni foi o cenário de duelos de muitas bolas na rede, equilibrados – em alguns casos – e nem um pouco tácitos, das semifinais das categorias Principal e Sub-20.
SÓ ACABA QUANDO TERMINA – A começar pela noite de segunda-feira, 5, com o primeiro jogo da semifinal da série Prata, do Sub-20. Só Neguinho/Frutas RR e o Projeto Jovens Saudáveis ‘A’ foram as estrelas da noite em um confronto que animou as arquibancadas do ginásio. O que, às vésperas, revelava-se uma partida que seria controlada pelo Só Neguinho, tomou um rumo contrário quando a bola foi colocada para jogo.
Em vantagem no início, com dois gols de diferença para os Jovens Saudáveis, o Só Neguinho viu o adversário encostar e empatar. A virada da segunda equipe veio; contudo, a primeira igualou o placar novamente. O Projeto Jovens Saudáveis, numa jogada rápida, tomou a frente. Até aqui, a equipe vencia por 4 a 3. Com a perda de um jogador devido à uma torção no tornozelo, o Só Neguinho reacendeu a chama do começo do jogo e empatou novamente.
Prorrogação à vista. No segundo tempo do período adicional, de pênalti, o Só Neguinho anotou a virada. Com direito a duas expulsões para o lado dos Jovens Saudáveis e três tiros livres de 10 metros – o limite de 5 faltas para o lado do Projeto foi excedido – o Só Neguinho/Frutas RR aproveitou as chances de bola parada que teve, com Yuri e Carrera, e mandou todas para a rede, fechando a conta. Final: Só Neguinho 8 x 4 Projeto Jovens Saudáveis ‘A’.
MONUMENTAL – A emoção também foi garantida na segunda partida da noite, entre o Instituto Relevant e a Barbearia Barros/Unidos do Tornoza. Com o equilíbrio prevalecendo, a Barbearia comandava os ataques e se defendia na mesma medida. O primeiro gol da equipe serviu para botar fogo no jogo. Começava aqui a blitz pelo gol de empate do Relevant. Demorou, mas ele veio. Com uma bola rasteira de Oreia, no cantinho do goleiro Arthur, o time empatou. A virada veio com Pedrinho Menezes que aproveitou a falha da defesa para marcar.
E não parou por aí. A hoste laranja avançava e testava o goleiro da Barbearia. No total, Arthur fez quatro defesas difíceis que foram cruciais para a manutenção do resultado. Final: Barbearia Barros 2 x 1 Relevant. O time se prepara para enfrentar o Só Neguinho na quinta-feira, 15.
SENSAÇÃO – Tobias e Aparecida F.C fizeram um duelo de dez gols na semifinal da Ouro pela categoria Sub-20. Um duelo que parecia fácil, haja vista seu placar final; todavia, não o foi. A primeira equipe abriu o placar e tentou dominar as ações. Aparecida, porém, investia nos contra-ataques rápidos e conseguiu descontar. Ainda assim, o Tobias anotou mais dois gols: 3 a 1.
O adversário tentou crescer, diminuindo a vantagem. Com destaque para Gui Fantini, Igor e Guizinho, o Tobias cresceu e aumentou ainda mais o abismo entre si e o adversário. Abrindo 6 a 2. A equipe marcou mais um e passou a régua. Um gol numa bola mascada entre as pernas de seu goleiro foi o último tento de Aparecida. Vitória do time sensação da categoria, o Tobias, por 7 a 3.
NO FINALZINHO – A outra semi da categoria foi regada de emoção até o fim. Unidos do Alvorada/Tornoza/Jornal Tempo e Havaí/CRBR Invest travaram um embate ostensivo. Começando atrás do placar, o Unidos foi buscar o empate no final do primeiro tempo. O Havaí tomou as rédeas da partida, ampliando, logo, o Unidos empatou novamente. A equipe largou na frente na metade do segundo tempo, mas viu o adversário igualar o placar. No apagar das luzes – faltando pouco mais de um minuto – num tiro livre de 10 metros, Kaique foi para a bola e mandou uma pancada para o fundo da rede, garantindo a vitória para o Unidos por 4 a 3. O time decidirá a finalíssima da Ouro com o Tobias, quinta-feira, dia 15.
CHUVA DE GOLS – Os elencos do Principal entraram em quadra na quarta-feira, 7, para os dois duelos das semifinais da Prata. De um lado, o Havaí/Cláudio Bike’s, do outro, o ZFC/Relevant. Sem tirar o pé do acelerador, o primeiro time administrou completamente a partida. Embora tenha começado equilibrado, o jogo mudou após o primeiro gol do Havaí, que não parou por aí. A equipe queria mais. E assim foi feito. Com chances desperdiçadas pelo ZFC, diversos chutes de seu goleiro, e defesas seguras do goleiro Kauan – que, embora não tenha sido tão exigido durante o jogo, interveio bem quando necessário – o elenco não conseguiu segurar a ofensiva azul, que carimbou seu passaporte para a final da série Prata, do Principal, vencendo por 5 a 0.
CINCO VEZES – No outro confronto, o Sustentabilidade F.C enfrentou o Papaminas. Para um jogo que não gerava tantas expectativas – pelo menos antes de começar – o resultado final surpreendeu os torcedores. Começando melhor, os atletas do rubro-negro tiveram cinco boas chances antes de efetivamente estufar a rede. O primeiro gol do Papaminas veio com Nizinho, que marcou novamente. Por mais duas vezes, o time colocou a ‘redonda’ no fundo do gol. 4 a 0 até o momento.
O ‘Susta’, não tão econômico nas finalizações, descontou: 4 a 1. Mesmo com um jogador expulso – o próprio Nizinho – o Papaminas ampliou o placar. Um gol contra da equipe, faltando 1 minuto e 11 segundos, não alterou o fluxo final da partida. 5 a 2 para o Papaminas, que agora volta suas atenções para a grande final da categoria, que será decidida com o Havaí/Cláudio Bike’s na próxima sexta-feira, 16.
As semifinais da categoria Principal, série Ouro, protagonizadas entre as equipes do Unidos do Alvorada/Tornoza/Jornal Tempo e Ráh Mulek/Daniel´s/Alvorada, e Dokmos/Açougue do Alemão/Neca Despachante e Unidos do Tornoza/Ecopower, cujas partidas foram realizadas na noite de quinta-feira, 8, ainda haviam sido finalizadas até o fechamento desta edição.