Por Câmara Municipal de Monte Alto
Ocorreu em Ribeirão Preto, no dia 29 de novembro, a terceira edição do encontro da Rede de Escolas do Legislativo do Interior Paulista, momento em que foi realizada a COP 01 Regional – Conferência de Mudanças Climáticas da Macrorregião de Ribeirão Preto -, com o tema “Contribuições das Câmaras Municipais no Enfrentamento do Aquecimento Global”.
A convite do coordenador da Rede de Escolas do Legislativo do Interior Paulista, Carlos Eduardo Evangelista, estiveram representando a Câmara de Monte Alto: o presidente Prof. Me. Thiago Aparecido Cetroni; a diretora da Escola do Legislativo, Glenda Monteiro; e a coordenadora da Escola, Deborah Godoy.
Além da contribuição das Câmaras sobre o tema, o evento também contou com a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Câmara de Franca e as Câmaras Municipais de Monte Alto, Ribeirão Preto, Dumont, Mococa, Araras e São José do Rio Pardo. O objetivo do acordo é buscar estreitar as relações entre as Escolas do Legislativo do interior paulista através da transferência de conhecimento, informações e experiências. O acordo não implica compromissos financeiros entre os partícipes e terá vigência até 31 de dezembro de 2024.
O evento foi dirigido pelo diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Edgar Prandini, e teve a participação de representantes das Escolas do Legislativo de oito cidades da macrorregião e do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Roberto Lamari. Além de vereadores, presidentes de Câmaras Municipais, sindicatos, servidores públicos e alunos do Senac de Ribeirão Preto acompanharam o encontro.
Cada Câmara Municipal participante teve cinco minutos para apresentar as suas contribuições no enfrentamento do aquecimento global. O presidente da Câmara de Monte Alto, Prof. Me. Thiago Cetroni, citou as ações já realizadas no Legislativo e a aprovação de projetos de lei relacionados ao tema, como o do cumprimento da Agenda 2030 no município, entre outros. Cetroni ainda pontuou sobre o plano de trabalho da Mesa Diretora, neste ano em que preside a Casa de Leis, e que foi pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
Para Thiago Cetroni, compartilhar ações realizadas localmente e que já se mostraram eficazes, como a coleta de embalagens de medicamentos, além de receber informações de ações de outros municípios, é importante para o bom andamento da política regional.
“É importante entendermos que não vivemos ‘em ilhas’; os problemas que impactam a nossa cidade, principalmente nas questões climáticas e ambientais, são compartilhados por cidades vizinhas. Estes encontros permitem que gestores alinhem muitos trabalhos que podem se tornar realidade”, enfatiza.