Em 2 de outubro, Thiago Cetroni garantiu mais quatro anos de permanência na Câmara Municipal. Ele obteve 645 votos na última eleição. Conhecido por ser do Distrito de Aparecida do Monte Alto, o vereador se licenciou na atual Legislatura para assumir o comando da Secretaria de Educação, retornando na metade deste ano. Funcionário público e professor, nesta entrevista, Thiago Cetroni comenta seus planos para os próximos quatro anos.
Jornal O Imparcial: Quem é você?
Thiago Cetroni: Sou alguém que acredita que todos nós temos um sentido e é neste sentido que devemos depositar nossas esperanças e o rumo da nossa vida, construindo um novo caminho, semeando a esperança no comprometimento com o bem comum. Nasci há 30 anos na Santa Casa de Monte Alto, meus pais Maria Inês e Aparecido Joaquim, como a maioria dos brasileiros sempre tiveram uma vida cheia de dificuldades, mas pude vencer vários desafios em minha vida e estar hoje aqui dando esta entrevista, com a graça de Deus e o esforço, em especial, da minha mãe que após a separação me criou sozinha no distrito de Aparecida do Monte Alto, onde morei até os 29 anos, quando casei com a mulher da minha vida, Shelly Gonçalves Leite. Sou funcionário público de carreira do setor de Tecnologia de Informação exercendo em determinados períodos a função de administrador do distrito de Aparecida de 2005 a 2012 e de maio de 2014 a abril de 2016 a missão de estar à frente da maior Secretaria do município, a Educação. Por opção e amor ao educar, sou professor desde 2006. Minha formação básica aconteceu na Escola Floripes, do Distrito, posteriormente na Escola Jeremias, em seguida na ETEC de Taquaritinga, onde me formei técnico em Informática. Sou graduado em Produção Mecânica e também Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me especializei em Educação Ambiental, Gestão Pública pela UFSCAR, Diagnóstico Ambiental pela USP e Gestão Empresarial pela FAN, atualmente curso o mestrado em Análise e Planejamento de Políticas Públicas na UNESP de Franca.
Jornal O Imparcial: Como foi a sua campanha?
Thiago Cetroni: Uma campanha muita curta, fiz menos de 45 dias devido a algumas chateações e discordâncias que ocorreram na formação das coligações durante a pré-campanha; cheguei a pensar em não ser candidato. Mas, devido ao incentivo de amigos, familiares, colegas de trabalhos e alunos, segui a missão que acredito ter sido reservada a mim, mas com o tempo reduzido não conseguir fazer o número de visitas que gostaria.
Jornal O Imparcial: A que atribui a sua vitória?
Thiago Cetroni: Atribuo primeiramente a Deus que me concedeu mais uma vez a oportunidade de estar ajudando no cuidado da “Cidade dos Homens”, como lembra Santo Agostinho. A vitória é fruto do trabalho que desempenhei ao longo desse primeiro mandato e da divulgação desse trabalho por meio das redes sociais e também dos meus amigos e familiares que levaram essa mensagem de trabalho, de determinação, de dinamismo e de resultado para a população montealtense.
Jornal O Imparcial: Como você vê Monte Alto?
Thiago Cetroni: Vejo como uma cidade com muitos desafios a serem vencidos nos próximos anos, não só no próximo mandato, mas nas próximas décadas. Temos questões sérias que o próximo prefeito precisará enfrentar de frente e precisamos de uma gestão e de uma Câmara que se posicione de forma muito mais técnica do que política, de forma muito mais estadista do que populista, de forma que se preocupe com o futuro da cidade e não com o futuro das próximas eleições.
A política é como a perfuração lenta de tábuas duras. Exige tanto paixão como perspectiva, e essa perspectiva não deve ser perdida por interesses meramente políticos eleitorais.
Jornal O Imparcial: O que os munícipes podem esperar do seu mandato?
Thiago Cetroni: Os munícipes podem ter certeza que nunca deixaremos de caminhar no sentido do bem comum, o bem de todos naquilo que todos têm em comum. Tendo sempre como meu labor principal o de fiscalizar, de propor e agir em prol de toda a nossa comunidade e o farei com a mesma isenção, imparcialidade e persistência em ir ao encalço do que é justo, legal e que resulte no atendimento aos anseios da sociedade, mas agora, nesse novo mandato, com uma visão muito mais ampla e acurada de quem vivenciou a complexidade do cotidiano da gestão pública.
Jornal O Imparcial: Em que aspectos a cidade precisa melhorar?
Thiago Cetroni: Como disse anteriormente a gestão da cidade tem grandes desafios, como exemplo: os orçamentários que serão agravados com uma série de ações trabalhistas que serão deflagradas, com o surgimento de multas contra a prefeitura como a da Receita Federal que foi de quase 5 milhões, com a questão da mobilidade urbana, em especial, dos bairros novos que utilizam o Viaduto Afonso Cestari, da Segurança desses mesmos bairros, na urgência de se pôr em prática o plano de carreira dos funcionários públicos, da local para um novo cemitério, dos investimentos em novos distrito industriais e na criação de políticas públicas de governo que visem angariar novos investidores para a geração de emprego, do desenvolvimento turísticos também como fonte de geração de postos de trabalho, dos investimentos em educação, em especial, do atendimento das EMEB’s Infantil – anos iniciais (as conhecidas creches, que inclusive, precisamos parar de denominar dessa forma) e das melhorias no ensino fundamental II.
Jornal O Imparcial: Sabemos que o vereador tem que legislar por toda a cidade, mas quais serão seus principais focos de atuação?
Thiago Cetroni: Acompanharei ainda de mais perto os serviços na área da educação e cultura, turismo, gestão pública, funcionalismo público, Distrito de Aparecida e Povoado de Ibitirama.
Jornal O Imparcial: Mesmo antes de assumir, sabendo da vitória de João Paulo/Bicudo, você se declara de situação ou oposição? Por quê?
Thiago Cetroni: Acredito na capacidade administrativa do João Paulo, e na humanização do vice Bicudo. Estarei neste primeiro momento, apoiando a gestão deles, mas nunca esquecendo o compromisso maior de fiscalizar e propor melhorias de acordo com minhas convicções para a cidade.
Jornal O Imparcial: Quais suas considerações finais?
Thiago Cetroni: Gostaria de agradecer a todos que apoiaram meu projeto, que me depositaram suas confianças, na esperança de um futuro melhor, agradeço por terem me honrado e acreditado nas minhas propostas. Minha vitória nas urnas não foi minha, mas de todos que acreditam em minha missão, esta alegria é para honra e glória do Senhor, Ele agiu e nos guiou e estará comigo neste novo mandato. Gratidão é quando a alma diz obrigado, por isso, obrigado a todos os que votaram ou torceram pela nossa vitória.