A demanda de exames para o novo Coronavírus encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) está causando demora no envio dos resultados aos municípios, e a prefeitura de Monte Alto foi em busca de medidas de apoio no combate à COVID-19. Ontem o município recebeu resultado do primeiro exame, encaminhado ao IAL no dia 13 de março. A mulher, de 62 anos, que apresentou sintomas após retornar de viagem à Europa, testou negativo.
Na busca de ter em mãos num menor tempo possível resultados de exames de pessoas que apresentam sintomas de novo Coronavírus, a secretaria de Saúde adquiriu kits de testes rápidos para a doença, que embora não sejam oficiais e não dispensam o envio do material ao IAL, vão ajudar nos procedimentos, pois identificam possíveis casos positivos.
Outra medida adotada pela secretaria municipal de Saúde foi a parceria com a Santa Casa, que encaminhará ao laboratório particular credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de exames das próximas pessoas que surgirem com sintomas atendidas pelo SUS.
Conforme explicou a assessoria de comunicação do município, a Santa Casa dará entrada do exame no laboratório, seguindo os trâmites do plano de saúde. A Prefeitura pagará pelo serviço. Mesmo particulares, o exame tem demorado dias, a fila de espera é de 12 mil exames, mas ainda será um prazo muito menor que o cumprido pelo Adolfo Lutz neste momento, devido à demanda lá em São Paulo. O exame custa R$ 240,00.
Na cidade, dos sete casos suspeitos, o primeiro foi descartado, dois tiveram resultados negativos em exames particulares e quatro ainda aguardam resultado.
“O cenário do COVID-19 em Monte Alto pode passar uma falsa sensação de tranquilidade, mas a equipe trabalha sabendo que é improvável que o vírus não surja em Monte Alto, devido a sua aproximação por todos os lados. A própria DRS-13 diz que é improvável que algum município saia imune do coronavírus. Por isso, estamos em um período decisivo no avanço do COVID-19, o trabalho é focado em minimizar a proliferação e o impacto na saúde local. É fundamental que a comunidade una forças com o Poder Público e tome os devidos cuidados”, relatou o governo do município, via assessoria de imprensa comunicação.