Durante os meses de maio a setembro, normalmente, perdura a época da estiagem. Neste período, o nível de chuvas diminui e a vegetação e o solo ficam secos, portanto é necessário redobrar a atenção para a possibilidade de incêndios.
Em Monte Alto, nesta temporada, ainda não foram registrados grandes focos de incêndios. Segundo o brigadista Gilberto Goulart, isto pode ser creditado à maior conscientização por parte da população, ao preparo da Brigada de Incêndio e às medidas preventivas, como os aceiros, que têm contribuído significativamente.
A principal causa das queimadas é decorrente da ação humana, seja através de um incêndio criminoso ou mesmo por um descuido, no descarte de bituca de cigarros ou quando tenta-se queimar um lixo e o fogo se alastra.
Os efeitos são muito danosos, pois vão desde a perda de qualidade do ar, devido à fumaça – que agrava problemas respiratórios – até a destruição de ecossistemas, perda de biodiversidade e mortalidade da fauna.
Além de causar prejuízos ambientais e para a saúde pública, a prática da queimada é considerada crime ambiental e vetada por lei. A população pode contribuir denunciando diretamente à Brigada, que atende pelo 199.