Por Araraquara Agora
Nos próximos dias, a Terra pode ser afetada por múltiplas erupções solares identificadas pelo Centro de Previsão de Tempo Espacial dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês). Essas erupções envolvem a ejeção de massa coronal do Sol, o que pode desencadear tempestades geomagnéticas.
Isso resulta em auroras boreais, é um fenômeno que provoca a mudança da cor do céu, além de instabilidade em dispositivos de rádio de alta frequência.
Essas tempestades solares também podem impactar telecomunicações, satélites e eletricidade na Terra. “Múltiplas erupções solares e erupções de filamentos solares foram observadas de 21 a 23 de janeiro de 2024. As ejeções de massa coronal (CMEs) associadas foram analisadas e modeladas”, diz comunicado do NOAA.
“Os resultados destas análises mostram impactos potenciais na Terra já no final do dia 24 de janeiro, com impactos mais prováveis entre 25 e 26 de janeiro de 2024”.
Segundo o comunicado, o NOAA prevê níveis de tempestade geomagnética G1-Minor nos próximos três dias. Se houver um impacto direto ou uma conexão mais forte com as linhas do campo magnético da Terra, níveis mais altos de tempestade podem ocorrer.
No entanto, o NOAA não especificou a gravidade exata do fenômeno que atingirá a Terra nos próximos dias.