Gomez, Mortícia, Wandinha, Feioso, tio Chico, vovó Bruxa, primo Coisa e o hilariante mordomo Tropeço. Estes são os membros da Família Addams. Criados em 1938 pelo cartunista Charles Addams, como personagens para tiras em quadrinhos de jornal, o grupo se popularizou ao longo do tempo.
Passando por séries nos anos 1960, animações e os clássicos filmes dos anos 1990, a assustadoramente divertida família voltou aos holofotes em 2022 com a série “Wandinha”. Nesta longa trajetória, os Addams também se inseriram no teatro, tendo sua primeira apresentação realizada em 2009, na Broadway, e contou com diversas turnês e produções em outros países.
Embarcando nesta onda, a Cia. Magnun, de Monte Alto, trouxe, em novembro de 2022, a Família Addams para o palco do Cine Teatro Municipal. Dirigida por Thiago Colatrelli Nunes, responsável por outras peças como O Rei Leão, Aladdin e A Pequena Sereia, o espetáculo foi bem recebido pelo público, tornando-se um grande sucesso.
A ideia de trazer de volta os personagens para o teatro, de acordo com o Thiago, se deve à boa aderência dos espectadores para com o espetáculo. “No final das contas, a peça acabou se saindo muito bem, em novembro tivemos sessões completas, foi muito bacana e o pessoal aderiu a ele. E voltar o musical, nunca aconteceu antes”.
“No começo, nós ficamos muito receosos pelo fato de a companhia sempre ter trabalhado com temas muito infantis, então, a Família Addams foi o primeiro musical que tem características infantis, mas não é um musical infantil. Acabou sendo muito querido pelas crianças, principalmente, e adultos. Ele é um musical mais cômico, tendo essa vertente que sai um pouco dos contos de fada”, explica Thiago.
Apesar disto, para ele, havia uma chance considerável de o espetáculo ser um sucesso. “Os Addams nunca saíram de moda. Por mais que seja uma história muito antiga, que veio das histórias em quadrinhos, eles vêm se renovando. Tivemos a série da Wandinha e, em 2019, lançaram uma animação, e voltou novamente. Então, daria para ter um parâmetro de que isso iria funcionar”.
Nos dias 5 e 6 de maio, o espetáculo volta a ser apresentado no Teatro Municipal. Serão quatro apresentações, com sessões às 19h e 21h; os ingressos podem ser adquiridos pela Sympla, ao valor de R$ 30. “A gente espera que o pessoal que já viu e queira rever, que venha novamente. Teve muitas pessoas que gostaram e muita gente que ainda não viu. Então, a nossa ideia é abranger todo esse pessoal que não conseguiu assistir ao musical”, finaliza Thiago.