Na época em que parte das famílias se reúnem para vivenciar momentos de união e alegria, e as crianças esperam ansiosamente a chegada do Bom Velhinho, a realidade pode ser bem diferente para a parcela mais vulnerável da população. Por isso, a chegada do Natal pode ser um convite para refletir sobre o verdadeiro espírito da época: a solidariedade.
Entre aqueles que se conscientizam e se sensibilizam em ajudar, é comum a prática de promover doações e ações de apoio na tentativa de proporcionar um Natal mais acolhedor, especialmente às crianças.
Pensando nisso, grupos voluntários de Monte Alto organizaram uma força-tarefa para arrecadar brinquedos e destiná-los à parte da população que enfrenta maiores desafios.
Os integrantes do grupo “Vidas com Propósito” são uns dos exemplos de solidariedade natalina, mobilizando a arrecadação de cerca de 500 brinquedos. O grupo iniciou a campanha em novembro e concentrou o recolhimento dos itens na Casa das Vitaminas.
Mais do que brinquedos, balas e doces, o grupo distribuiu sorrisos e alegria às crianças dos bairros São Miguel, Jardim Vera Cruz e Jardim das Oliveiras.
Os esforços coletivos não se limitaram a este grupo, e a generosidade também foi foco da atuação dos membros da união “Juntos Somos Mais Monte Alto”, que dividiu em duas etapas a entrega dos brinquedos.
A primeira delas foi fruto do trabalho conjunto de professores do Sesi de Monte Alto. Após o curso de brigadista mirim entrar em contato com a escola para propor uma ação de Natal, as professoras Nathália, Tati e Sofia iniciaram a arrecadação.
O professor de Educação Física da escola, Caio Fernandes, que também é um dos líderes do grupo “Juntos Somos Mais Monte Alto”, abraçou a ideia, divulgando, incentivando e trabalhando, dentro da escola, a empatia, a solidariedade e a importância da doação.
Os brinquedos arrecadados pela ação conjunta foram entregues durante a formatura dos brigadistas mirins, pelas mãos do Bom Velhinho, em um momento mágico e emocionante. Aproximadamente 100 crianças foram contempladas nesta primeira entrega.
A segunda aconteceu nos dias 22 e 23. Nesta etapa, os brinquedos são resultantes de doações daqueles que se dispuseram a ajudar e também do dinheiro arrecadado com a ação entre amigos organizada pelo grupo, cerca de R$ 4.000. A estimativa é de que cerca de mais 400 crianças recebam brinquedos com a segunda entrega, totalizando aproximadamente 500 contempladas pelo grupo.
Caio Fernandes agradece o apoio daqueles que contribuíram de alguma forma para a realização das ações: “Nada iria acontecer se cada pessoa não abraçasse a ideia de alguma maneira, quando cada um faz um pouquinho, grandes coisas acontecem.”
O Natal é época de celebração, festividade e união, mas traz como pano de fundo a necessidade de compartilhar amor e esperança com a população mais carente. Por isso, a atuação de grupos como “Vidas com Propósito” e “Juntos Somos Mais Monte Alto”, dentre tantos outros que se doam pelo próximo, tornam-se fundamentais.