Silvia Meira anuncia seu posicionamento nas eleições 2020

Primeira mulher eleita para o Executivo montealtense, ex-prefeita comandou a cidade por dois mandatos

Atualmente trabalhando junto ao vice-governador Rodrigo Garcia, Silvia Meira tem seu nome constantemente ligado às eleições de novembro deste ano. Prefeita do município por dois mandatos, sua participação, ou não, mexe no cenário local.
“É uma honra administrar Monte Alto, a cidade que amo, que cresci, vivi, criei meus filhos e tive grandes conquistas pessoais e profissionais”. “Diferentemente do que muitos buscam disseminar, não estou com improbidade administrativa”. Essas são algumas frases da entrevista que Silvia concedeu com exclusividade ao O Imparcial.


Jornal O Imparcial: Profissionalmente, como estão sendo esses três anos desde que saiu do Executivo montealtense?
Silvia Meira: Um aprendizado contínuo. Tive a honra de receber o convite do vice-governador Rodrigo Garcia para atuar ao seu lado, no Governo do Estado. Uma oportunidade para ampliar ainda mais meus conhecimentos em gestão pública e pode continuar contribuindo não só com Monte Alto como também com todos os municípios paulistas. Tenho certeza de que é resultado do que plantei. Colho agora os frutos do trabalho realizado, com seriedade e lealdade, junto aos meus parceiros e parceiros da nossa cidade. Sou grata a Deus pelas oportunidades que tenho recebido. Confesso que tem sido uma verdadeira reconstrução do conhecimento, de uma maneira mais ampla, me qualificando e adquirindo novas competências necessárias para enfrentar situações difíceis no dia a dia e, principalmente, respeitando decisões técnicas coletivas, prevalecendo o trabalho em equipe. Estou cada dia mais forte e preparada para enfrentar os desafios, como mulher e como profissional, que busca seu espaço numa área de atuação dominada predominantemente pelos homens.

Jornal O Imparcial: E pessoalmente? Como é ficar longe da cidade no dia a dia?
Silvia Meira: Muito difícil. A minha história está aqui e minha família também. Estou longe fisicamente, porém, continuo muito ligada a nossa cidade, nossa gente. Eu amo a nossa Monte Alto!
Embora tenha encerrado meu mandato à frente da Prefeitura de Monte Alto, meu compromisso com nossa gente não se encerrou ali. Nessa minha nova função, sempre que possível, trabalho para colocar nossa cidade em evidência. É uma forma de contribuir e retribuir tudo que aqui conquistei. Assim, continuo atenta às demandas da nossa cidade e busco sempre estimular o seu desenvolvimento.

Jornal O Imparcial: Como você vê o atual cenário político montealtense?
Silvia Meira: Momento de decisões importantes. Temos as eleições chegando e o futuro da nossa gente está novamente em jogo. O cenário econômico que teremos de enfrentar, mais uma vez, nos remete a um desafio enorme. Precisamos de candidatos preparados. É fundamental fazermos boas escolhas no Executivo e no Legislativo para que possamos seguir no caminho certo. O momento não nos permite errar e perder o que já conquistamos, com muito sacrifício. Vamos exercer nossa cidadania e votar com muita responsabilidade. Sem demagogia.

Jornal O Imparcial: Quais os reflexos, a curto e longo prazo, que Monte Alto deve enfrentar em respeito a atual Pandemia? O que isso impacta no cenário político?
Silvia Meira: A maior lição que fica deste momento de pandemia é a necessidade de união. A doença escancarou nossa fragilidade na saúde, educação, infraestrutura etc. É preciso mais diálogo, unir forças, colocando o enfrentamento aos desafios acima de questões partidárias. Estados e municípios estão com seus orçamentos no limite.
Na nossa cidade, não é diferente. Precisamos manter a capacidade de atender as necessidades essenciais da nossa gente (saúde, renda e educação). Todos estão sofrendo demais e é necessária uma resposta rápida com soluções estruturadas, construídas coletivamente. O futuro, ou seja, no longo prazo, teremos o reflexo das ações que tomarmos hoje. Por tanto, é fundamental empenharmos esforços para tirar o melhor de cada ação pública. Precisamos inovar, reinventar o jeito de administrar, para favorecer nossa capacidade produtiva e reativar a economia local. Por isso, reafirmo: não podemos nos dar ao luxo de errar. Não existe uma solução pronta. Mas precisamos escolher as pessoas mais preparadas para enfrentar os desafios que estão por vir. É necessário pactuar um novo protocolo administrativo.

Jornal O Imparcial: Como a cidade é vista politicamente no Estado?
Silvia Meira: Fazemos parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), a primeira região metropolitana do Estado de São Paulo fora da macrometrópole. Somos fortes no agronegócio e na diversidade de atividades industriais, comerciais e de serviços. A região sempre foi muito forte politicamente. Atualmente, infelizmente, estamos sem representatividade na Assembleia Legislativa. Por outro lado, temos um forte aliado na Câmara Federal, o deputado federal Geninho Zuliani, entre outros parceiros, como já mencionei, o próprio vice-governador Rodrigo Garcia. Precisamos fortalecer essas alianças e unir as lideranças locais para garantir uma maior representatividade política da região. Quanto mais representantes locais tivermos nos diferentes poderes, mais fortes estaremos e poderemos garantir mais conquistas para a nossa Monte Alto e para toda a região.

Jornal O Imparcial: Por fim, a pergunta que motivou essa entrevista. Você será candidata ao Governo Municipal na eleição deste ano? Por quê? Como chegou a essa decisão?
Silvia Meira: Não. Neste momento, minha pretensão é continuar contribuindo com Monte Alto ao lado do vice-governador Rodrigo Garcia. É uma honra administrar Monte Alto, a cidade que amo, que cresci, vivi, criei meus filhos e tive grandes conquistas pessoais e profissionais. Mas, baseada em meu momento profissional, considerando ainda a possibilidade de o atual prefeito ter a prerrogativa da reeleição, ele é, portanto, o candidato natural do meu partido, o Democratas. Existe uma lealdade recíproca que deve ser respeitada. Diferentemente do que muitos buscam disseminar, não estou com improbidade administrativa. Tenho todas as minhas contas devidamente aprovadas. Estou apta a disputar a eleição. Mas vivo um outro momento da minha vida e ser candidata a prefeita não faz parte dos meus planos. Foram oito anos de muito trabalho para a reconstrução de Monte Alto e poder colocá-la de volta ao lugar do qual nunca deveria ter saído. Entendo que minha contribuição como chefe do Executivo municipal já foi dada.

Jornal O Imparcial: Quais suas considerações finais?
Silvia Meira: Não estou deixando a política local. Apenas não participarei do pleito deste ano. Administrar Monte Alto foi uma missão que recebi e procurei de todas as formas atender as expectativas da nossa gente. Não consegui fazer tudo o que gostaria, mas fiz o meu melhor em cada dia de trabalho e assim vieram as conquistas. Sonhei com uma cidade cada dia melhor para se viver e avançamos muito em todas as áreas. Sem dúvidas, é preciso avançar mais. A eleição nos permitirá avaliar quem está mais preparado. Precisamos analisar as propostas, refletir e decidir o futuro da nossa cidade. Vamos escolher alguém que possa fazer uma boa gestão num cenário de muitas incertezas e novos desafios. Por fim, quero agradecer o carinho, o respeito e o reconhecimento de TODOS sobre o meu trabalho à frente do Executivo. Tudo isso é recíproco, verdadeiro.

DÊ AO MUNDO O MELHOR DE VOCÊ. MAS ISSO PODE NÃO SER O BASTANTE.
DÊ O MELHOR DE VOCÊ ASSIM MESMO.
VEJA VOCÊ QUE, NO FINAL DAS CONTAS, É TUDO ENTRE VOCÊ E DEUS.
NUNCA FOI ENTRE VOCÊ E OS OUTROS.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o