
A 34ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 8, marcou o início das transmissões por Libras (Língua Brasileira de Sinais) das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, bem como de Audiências Públicas e reuniões promovidas pelas Comissões Permanentes e demais eventos realizados pelo Poder Legislativo.
Dessa forma, em tempo real, as pessoas surdas ou que tenham deficiência auditiva puderam e poderão acompanhar, pela percepção visual, a linguagem de Sinais.
Nesta primeira Sessão, dois representantes da Educalibras – Treinamento e Desenvolvimento do Idioma de Libras, Cléber de Souza e Marcelo dos Santos, remotamente, prestaram os serviços de intérprete/tradutor de Libras. A empresa foi contratada através do Processo Licitatório nº 3/2021 e Pregão Presencial.
O Projeto de Resolução nº 6/2021, de autoria da Mesa Diretora, autorizou as medidas necessárias para que fosse incluída a Língua Brasileira de Sinais nas transmissões realizadas pelo Legislativo.
A leitura de Libras já estava no site da Câmara Municipal. Esta iniciativa da Mesa Diretora da adoção também nas transmissões foi amplamente discutida pelos parlamentares.