A manhã do primeiro dia de 2017 foi marcada pela solenidade de posse dos eleitos em 2 de outubro para representar os poderes Executivo e Legislativo durante os próximos quatro anos.
A sessão solene foi presidida, inicialmente, pelo vereador mais votado, no caso, Baltazar Garcia, que deu posse aos vereadores, vice-prefeito e prefeito, conforme determinam Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal. Baltazar também conduziu a votação para a eleição do presidente da Câmara no biênio 2017-2018, que contou única chapa protocolada no tempo regimental, encabeçada pelo vereador Julio Zacarin Neto, tendo ainda os vereadores Thiago Cetroni, Baltazar Garcia e João Augusto Picolo como vice-presidente, primeiro e segundo secretários, eleita por unanimidade.
“Quando há unamimidade, aumenta a responsabilidade”, salientou Zacarin, que deu prosseguimento à sessão convidando as autoridades eclesiásticas Pastor Cardoso e Padre Anderson Mingatos para fazerem uso da palavra. Ambos fizeram citações bíblicas que recordam a justiça, a esperança e o amor, abençoando os novos governantes.
Os vereadores empossados também fizeram uso da palavra e se comprometeram a manter a unidade, Legislativo e Executivo juntos, trabalhando por Monte Alto.
Bastante emocionada, a ex-prefeita Silvia Meira falou de seu orgulho em ter governado a Cidade Sonho por oito anos, sendo a primeira mulher eleita e reeleita para o Executivo. Lembrou das dificuldades que enfrentou e disse que não fez tudo o que gostaria de ter feito, mas saia com a consciência do dever cumprido, de ter dado o máximo de si, de deixar a prefeitura com as finanças sadias e ainda, de ter o reconhecimento da população que, como resposta, elegeu seu sucessor para governar a cidade, que a partir daquele momento passava para as mãos da dupla João Paulo/Bicudo. Agradeceu a equipe que esteve ao seu lado, seus familiares e a todos os montealtenses que oraram muito para o bom andamento de seu trabalho.
O vice-prefeito Bicudo, também muito emocionado, agradeceu todo o apoio que recebeu de sua família, de seus eleitores e amigos e entregou sua boa vontade, simplicidade e experiência política ao povo montealtense, dizendo que tudo fará para o bem da cidade e das necessidades de seu povo.
Encerrando a sessão, o prefeito João Paulo Rodrigues fez memória de seu saudoso pai, Dr. José Jesus Victório Rodrigues, citando um dos ensinamentos que dele recebeu no dia de sua formatura como engenheiro agrônomo: “Meu filho, não queira ser mais honesto que ninguém, mas nunca deixe que alguém seja mais honesto que você”. Entre outras citações referindo-se ao orgulho de ser filho do respeitado político montealtense, João Paulo agradeceu o apoio que recebeu de todos, de sua família, de sua companheira Luciana, da ex-prefeita Silvia que confiou e acreditou em seu trabalho. “Silvia, agradeço o aprendizado que tive com você, este não será um ‘Adeus’, e sim, um ‘Até Breve’, pois Monte Alto precisa de você, São Paulo precisa de você, comentou o prefeito.
A missão é grande, mas me sinto pronto e à disposição dos montealtenses, a quem desejou um feliz ano novo.
No Paço Municipal, Silvia entregou à dupla João Paulo e Bicudo as chaves da Prefeitura e acompanhou-os até o gabinete, desejando-lhes muito sucesso.