Após decretar medidas diferentes das seguidas pelo Plano São Paulo durante alguns meses, endurecendo mais as medidas impostas pelo Estado, a partir deste domingo, 1º de agosto, o município volta a adorar regras impostas pelo estado. Portanto, a partir do dia 1 de agosto, serão ampliados o horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais e a capacidade de público presencial passa a ser de 80% da ocupação, sendo permitido o funcionamento das 6h à 0h.
Não será mais obrigatório o toque de recolher durante as madrugadas, porém, todas as medidas e protocolos de higiene estão mantidos e serão fiscalizados, como o controle de temperatura na entrada de estabelecimentos; uso de álcool em gel 70% para as mãos, álcool líquido 70% para higienização das mesas e cadeiras, distância entre as mesas e cadeiras e tirar a máscara apenas na mesa para consumir.
Shows, voz e violão, estão permitidos, porém com todos os clientes sentados. Deliverys também estão permitidos após as 0h, e o estabelecimento deverá manter a porta fechada após o horário de funcionamento permitido com clientes.
Em contato com a Assessoria de Imprensa do Município de Monte Alto, um protocolo para evento-teste está sendo programado para acontecer no município nas próximas semanas e todas as pessoas que participarem do evento serão acompanhadas/monitoradas, assim como eventos esportivos e recreativos testes também acontecerão.
Segundo o estado, a partir do dia 17 de agosto, a economia deverá ser retomada sem restrições de horário e limite de capacidade presencial. As prefeituras terão autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.