Atendendo à convocação feita por meio de requerimento, de autoria dos vereadores Dr. Fabrício Nogales e Thiago Durigan, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, compareceu à 75ª sessão Ordinária da Câmara Municipal, que foi realizada nesta segunda-feira, 13.
Esclarecer o tema “combate à corrupção no âmbito do Poder Executivo” foi o principal objetivo dos parlamentares, conforme declarações feitas em emissora de rádio pelo próprio secretário de Governo.
No uso da palavra, o vereador Fabrício Nogales externou cinco perguntas a Carlos: quais ações estão sendo desempenhadas para o combate a corrupção no Poder Executivo; quais os setores afetados por essas ações; quais as evidências encontradas em relação aos contratos analisados e, principalmente, evidenciar o que é a expressão “deixam de ter os seus rendimentos”; em relação a expressão “temos nossos suspeitos sim, e você sabem quem……, a gente tem ideia de quem são os nossos inimigos e iremos apurar…”, explicitar objetivamente qual a razão de possuir inimigos e quais as medidas já efetivadas perante as investigações realizadas?
Thiago Durigan, por sua vez, fez três perguntas: os quatro casos ocorridos envolvendo a prefeita, o secretário e seus familiares, são retaliações por eles estarem combatendo a corrupção; quais casos de corrupção foram encontrados pela administração e se houve encaminhamento ao Ministério Público; e por que não foram encaminhados a Câmara Municipal.
O secretário de Governo disse acreditar que os fatos envolvendo sua esposa, a prefeita Maria Helena Rettondini, sua filha, seu sogro e sogra, podem ter sido crime ocasional, comum ou retaliação, mas que não culpa a ninguém.
De acordo com Carlos, alguns os consideram como inimigos, entretanto, ele comentou que não irá citar nomes de nenhuma pessoa, empresa ou político. O secretário disse que compete à Delegacia de Polícia, a Justiça e ao Ministério Público fornecer respostas.
“Fizemos denúncias que estão em andamento, correndo em segredo de Justiça, coisas muito graves. Recebemos denúncias, então não podemos prevaricar. Denunciados não estou acusando, de forma nenhuma”, explica.
Por fim, Fabrício Nogales e Thiago Durigan agradeceram a presença do secretário de Governo, além de demonstrar, mais uma vez, solidariedade a ele e sua família pelos recentes acontecimentos. Carlos Rettondini sentiu-se grato pelo convite e disse que pode voltar, mais vezes, a participar das sessões do Legislativo, seja por convocação seja informalmente. Ele reiterou que seu gabinete está à disposição dos parlamentares.