Professores da Rede Pública conheceram o I Informe da Gestão;
índice estadual foi elevado no SARESP
O Prof. Thiago Cetroni, Secretário Municipal de Educação reuniu-se com os professores da rede pública municipal de ensino, no dia 5 de outubro, para apresentar o I Informe de Gestão da SME. Trata-se de um plano de ações de planejamento, metas e cumprimento de suas atuações frente à Secretaria Municipal de Educação.
O Secretário apresentou aos professores inovações que foram promovidas como a contratação de três novos diretores, de engenheiro, criação da equipe de manutenção com aquisição de materiais para consertos emergenciais, reforma e adequação da Secretaria para melhor atendimento do público e dos profissionais da rede, compra de mobiliário e nova rouparia como lençóis, fronhas, travesseiros. A instalação dos kits multimídia no Ensino Fundamental II, compra de brinquedos pedagógicos, livros e material de recreação e Educação Física, também foram ressaltadas.
“Foram inúmeras as adequações de estrutura física e as conquistas em benefícios de nossas crianças, mas a que realmente fez a diferença foi a capacitação de nossos professores e a implantação do sistema Positivo de Ensino, sistema de ensino integrado e de qualidade a nível de escola privada, que proporcionou ao município um crescimento nos índices de avaliação educacional de nossos alunos”, ressalta Prof. Thiago.
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp, é aplicado pela Secretaria Estadual de Educação com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação do ensino básico da unidade, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Neste sistema de avaliação, os alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. Na avaliação aplicada ao Ensino Fundamental I, aos alunos do 5º ano, o índice de Monte Alto subiu de 3,88 para 4,17. Já na avaliação do Ensino Fundamental II, o índice do 9ª ano saltou de 2,29 para 2,69.
Ainda na reunião Cetroni afirmou que as mudanças na Educação Municipal “se devem à união de todos e a um respeito cada dia maior pela população e que o aumento dos índices é fruto do trabalho em equipe de toda a comunidade escolar”.
Secretário Thiago Cetroni durante apresentação do Informe da Educação