
As secretarias de Esporte e Saúde, em uma parceria com o objetivo de fornecer reabilitação motora e cardiorrespiratória aos pacientes que se curaram da Covid-19, criaram o projeto Reviver.
A iniciativa é uma ação multidisciplinar, que envolve áreas da Educação Física, Fisioterapia e Psicologia, além de médico e nutricionista.
“Estivemos em Jaboticabal conhecendo a metodologia e o funcionamento desse projeto, que é embasado em um trabalho da USP”, comenta João Fellipi, diretor de Esporte e Lazer do município. Na cidade vizinha, o trabalho foi realizado pela presidente da Fundação de Amparo ao Esporte, Erika Pifer, e pela coordenadora de esportes, Aline Brito.
Em Monte Alto, uma reunião com a secretária da Saúde, Yayeko Toyoshima, o vice-prefeito, Dr. Joaquim de Oliveira, e a responsável pelo setor de fisioterapia da prefeitura, Livia Beatriz Cincerre, definiu os últimos detalhes do projeto, que teve início nesta semana.
O projeto “Reviver” inclui acompanhamento completo pós contaminação e funciona da seguinte forma: os pacientes que necessitarem de reabilitação serão encaminhados aos educadores físicos após atendimento médico e fisioterapêutico, realizados na Secretaria de Saúde.
“Poderá haver demanda espontânea diretamente do Projeto, sem carta de encaminhamento da Saúde. Esses pacientes deverão ser avaliados (no Ambulatório de Triagem Pós-Covid) pelos educadores físicos e, se necessário, reencaminhados para atendimento na Saúde”, explica a secretária.
A princípio, o “Reviver” será aplicado no ‘Turcão 1’, onde está localizada a Academia do Idoso. No entanto, já há tratativas de também utilizar as dependências e educadores físicos da APAE local.
Maiores informações pelo telefone 3244-4606. O Ambulatório fica na Av. Com. Castro Ribeiro, 50 (ao lado da Secretaria de Saúde). O atendimento pós-Covid é das 12 às 20hs.