Munícipes podem entregar os materiais na própria secretaria e em escolas municipais
Abrindo as comemorações e ações referentes ao Dia do Rio Turvo, 21, e ao Dia Mundial da Água, 22, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estará realizando o 1º Mutirão de Recolhimento do Lixo Eletrônico deste ano, entre os dias 16 a 31 de março. Os pontos de recolhimento são a própria Secretaria e todas as escolas da rede municipal de ensino.
Desde 2012 já foram recolhidos mais de 4 toneladas destes materiais em Monte Alto. “Demos a destinação correta a todos estes materiais. Vale ressaltar que este recolhimento é para os munícipes. As empresas devem obter orientação de como fazer o seu descarte, uma vez que os procedimentos de destinação são diferentes, pois devem atender às exigências e regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, orienta a educadora ambiental, Eliane Camilo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, vice-prefeito João Paulo Rodrigues, “esperamos que com esta nova campanha, sejam retirados o máximo de e-lixos de circulação e evitemos que eles contaminem o ambiente que nos cerca. Com o tempo, os produtos químicos tóxicos e e-lixo de um aterro sanitário podem contaminar o solo, possivelmente chegando ao lençol freático ou a atmosfera, afetando nossa saúde.
O QUE SÃO – E-lixo vem do termo inglês e-wast. O lixo eletrônico ou resíduo eletrônico é composto por resíduos de peças e equipamentos eletrônico obsoletos provenientes de descarte de TVs, celulares, computadores, tablets, geladeiras, microondas, impressoras, receptores de antena, roteadroes, relógios, lâmpadas fluorescentes e outros equipamentos. Eles provocam sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana por serem compostos por metais e substâncias tóxicas.
Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. A cada ano o país descarta cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.