Alunos de cinco anos têm primeiro contato com instrumentos musicais e estimulam o gosto pela arte
Por Beatriz Ravagnani de Carvalho
No período de 26 de agosto a 30 de setembro, os alunos dos Prés das EMEBs de Educação Infantil da rede municipal de ensino, visitarão o Conservatório Municipal “Maestro Mário Veneri" para vivenciarem na prática o Projeto “A música de uma história, uma história da música”, proposto pela apostila de Arte do sistema de ensino “Aprende Brasil”.
O projeto tem como o objetivo trabalhar o universo da música e os muitos benefícios que traz para a Educação Infantil, como o estímulo ao aprendizado, o despertar da criatividade, a sensibilidade, auxiliando e potencializando o desenvolvimento da linguagem, a coordenação motora, percepção auditiva, rítmica, sonora, espacial, temporal, equilíbrio e, principalmente, a comunicação.
Os professores apresentam aos alunos a história do grande artista Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros, e exploram algumas cantigas que o inspirou, através de jogos e brincadeiras lúdicas.
Para o Secretário da Educação, Prof. Thiago Cetroni, a visita é um momento de muita emoção. “É impossível imaginar a Educação Infantil sem a música, pois ela está presente em todo o trabalho dos educadores, além de estimular a linguagem oral, visual e corporal dos pequenos de forma prazerosa, sensibilizando-os para o gosto musical e cultural,” finaliza.
Nas visitas ao conservatório Musical, as crianças têm a oportunidade de conhecer diversas salas onde há instrumentos musicais como: violão, violino, teclado, piano, bateria, acordeom, além de participarem da aula de musicalização, em que aprendem sobre a teoria musical.
De acordo com a Gerente de Divisão da Educação Infantil, Luciana Aparecida Ravagnani de Carvalho, na escola, são propostos diversos repertórios da música popular brasileira, canções folclóricas e cantigas de roda. “Não basta a música estar presente no dia a dia das crianças. Se faz necessário resgatar este repertório musical que ofereça expressões e valores primordiais para as crianças desta faixa etária”, completa.