A Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo secretário Dr. João Pereira, divulgou as estatísticas dos primeiros cem dias da nova gestão do titular da pasta. O balanço contempla os trabalhos realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Patrimonial Municipal (GPM), Departamento de Trânsito e Vídeo Monitoramento.
Pelo trabalho da GCM, foram presas 29 pessoas envolvidas em crimes neste período, sendo uma média de uma prisão a cada três dias e meio. Das prisões, 80% foram feitas diretamente pela Guarda Civil e 20% em parceria com a Polícia Civil.
Em relação aos veículos roubados e furtados, foram recuperados 17, entre caminhão, carros e motos. No total, 4.183 ocorrências foram atendidas pela Guarda Civil Municipal, com destaque para averiguações de pessoas suspeitas (303 casos), apoio à Secretaria de Educação (394), fiscalizações de trânsito (22), perturbação do sossego público (64), entre outras.
Foram realizadas oito operações integradas neste período, sendo cinco com a Polícia Civil e três com a Polícia Militar, e oito cursos foram disponibilizados aos agentes da Guarda Civil.
A GCM é responsável pelo patrulhamento rural diário, 24 horas por dia, e pela ronda escolar, atualmente com duas rondas especializadas diárias; no período crítico de suspeitas de ataques escolares, todas as escolas foram protegidas com escalas fixas.
Do trabalho da Guarda Patrimonial, foram registradas 4.384 ocorrências/atendimentos, dentre elas: inspeção em setores municipais, rondas preventivas nos prédios públicos, atendimento de disparo de alarmes, entrega de intimação jurídica, apoio à Secretaria de Esportes e de Educação, apoio à GCM nas EMEBs (Escola Segura), apoio a Vigilância Sanitária e apoio a eventos culturais.
O Departamento de Trânsito foi responsável pela instalação do semáforo no cruzamento da Rua Ananias de Carvalho com a Braz Florenzano e a Avenida Castro Ribeiro, pela pintura na “Área de Espera para Motos” e pela aquisição de uma máquina manual de pintura por meio do convênio assinado com o Detran-SP.
Além disso, foram lançadas 451 multas neste período, sendo 289 pela Polícia Militar e 162 pela Guarda Civil.