O expressivo aumento dos casos de dengue registrado motivou a decisão da Secretaria de Saúde a reabrir o Ambulatório de Arboviroses, instalado na UBS “Dr. Roberto da Rocha Leão”, no Conjunto Habitacional Bandeirantes.
Até o fechamento desta edição, 149 casos haviam sido registrados dede o início de janeiro até o dia 29 de fevereiro.
A unidade é responsável por oferecer assistência aos pacientes positivados pela doença. Os atendimentos no local funcionam através de encaminhamento pelas Unidades de Saúde, caso o resultado do exame seja positivo, ou por livre demanda. O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h.
A previsão é de que o Ambulatório fique ativo até o mês de junho, que compreende o período de maior incidência da doença. A unidade foi aberta pela primeira vez em março de 2017.
As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos; as mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, chikungunya e zika. A proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças, é propiciada pela água parada em pneus, garrafas, vasos de planta e piscinas sem uso e sem manutenção.
O Poder Público, através da equipe de Controle de Vetores, vem realizando uma intensa campanha de combate ao Aedes, através da distribuição de panfletos informativos, visitas domiciliares em busca de possíveis criadouros e o ‘fumacê’, que consiste na aplicação de inseticida por meio de um pulverizador nos bairros da cidade.
FUMACÊ – Desde o dia 19 de fevereiro, o ‘fumacê’ está sendo realizado em bairros do município; as ações acontecem a partir das 18h. O primeiro ponto a receber a iniciativa foi o Distrito de Aparecida; Distrito Industrial, Bela Vista do Mirante, Jardim Centenário, Vale dos Sonhos, Jardim Imperial, Monte Belo, Jardim Santa Júlia, Residencial Parque das Flores, São Luiz I e São Luiz II, Jardins Laranjeiras, Jaqueline, Canaã, Bandeirantes, das Nações, Santana, Novo Santana, Santa Rita, Bom Retiro, Esperança, Tangará e Folador também já foram contemplados com a iniciativa.
É estritamente recomendado que os portões, portas, janelas e vitrôs das casas sejam abertos, enquanto passa o veículo com os profissionais que espalham a fumaça pelas ruas; aquários, vasilhas de comida e água dos animais devem ser lavados após o fumacê.