Santuário da Virgem Montesina recebeu Maestro João Carlos Martins

Maestro regeu a Bachiana Filarmônica SESI-SP em um espetáculo para aproximadamente 2 mil pessoas; no repertório, composições de Beethoven, Bach e Mozart

Aproximadamente duas mil pessoas tiveram uma noite diferente na sexta-feira, 22 de julho, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto. Cânticos, orações e ladainhas abriram espaço para a música clássica de alta qualidade. Na ocasião, o Distrito recebeu, pela primeira vez, o mundialmente conhecido Maestro João Carlos Martins, que esteve regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP. O evento, promovido pelo SESI-SP, foi gratuito e suas entradas se esgotaram rapidamente semanas antes.
O diretor do SESI Matão, Álvaro Alves Filho, abriu a noite memorável, destacando o que estava por vir: “esta será uma noite inigualável”. Também fazendo uso da palavra, o Bispo Diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva, destacou a “satisfação e a felicidade que a Diocese de Jaboticabal tem em acolher a Filarmônica no Santuário”; e ainda completou: “nesta noite, a fé, a música e a cultura novamente se abraçam como fazem a séculos no seio da Igreja Católica, que tem um grande apreço que música que eleva a alma, enobrece os gestos, favorece a unidade e revela os harmoniosos sentimentos escondidos no coração”.
A Bachiana Filarmônica SESI-SP conta com jovens talentos e músicos experientes de diversas idades. É fruto da parceria entre a Fundação Bachiana e o SESI-SP, composta por 65 músicos, dos quais 14 recebem bolsa-auxílio musicista-jovem, 18 recebem bolsa-auxílio intermediário e 28 recebem bolsa-auxílio musicista-sênior.
No repertório da Bachiana estiveram composições clássicas de Beethoven, Bach e Mozart. Entre uma música e outra, João Carlos interagia com o público, falando sobre as canções e também “a importância para a música clássica em receber um público tão grande”. O Maestro ainda foi homenageado pela munícipe Ana Tereza Gonçalves Cotrim, sua aluna em São Paulo em décadas anteriores.
SOBRE – João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), e atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Em seguida, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, direcionando para a regência a sua paixão pela música.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no