Finalizando 2018, a diretoria da Santa Casa de Monte Alto trouxe mais uma conquista para a saúde local. Em cerimônia realizada na manhã de domingo, 30 de dezembro, na presença de diretores, médicos e funcionários da instituição, representes do Executivo e Legislativo montealtense, além de convidados, foi inaugurada a nova Central de Material e Esterilização. O local recebeu o nome do médico ginecologista Dr. João Davanço Neto, que dias antes, completou cinquenta anos de medicina, dos quais, mais de quarenta foram exercidos na Santa Casa, onde atende até os dias atuais.
As atividades desenvolvidas pela Central são receber, desinfectar e separar os materiais médico-hospitalares; realizar a lavagem dos materiais; receber as roupas vindas da lavanderia; preparar os materiais médico-hospitalares; preparar as roupas em pacotes; esterilizar as roupas e materiais hospitalares por meio de métodos físicos e/ou químicos; realizar o controle biológico e de validade dos materiais esterilizados; armazenas as roupas e materiais médico-hospitalares; distribuir os materiais e pacotes de roupas esterilizadas; proteger e zelar pela segurança dos profissionais que trabalham no local.
“Dentre as principais vantagens da Central estão garantir que de todas as etapas de reprocessamento do material, ou seja, limpeza, secagem, preparo, acondicionamento, desinfecção e esterilização, sejam realizadas corretamente, passando por processos padronizados e controlados. Além disso, a utilização dos materiais sem que haja risco ou comprometimento da qualidade do serviço prestado ao cliente, desde o recebimento até sua distribuição e, ainda, segurança ocupacional. Por fim, a otimização do trabalho. Gerando maior controle e produtividade da unidade”, comentou o provedor Roberto Colatrelli.
O Diretor Clínico do Hospital, Dr. Eugênio Freire de Andrade, o prefeito João Paulo Rodrigues e a representante da Vigilância Sanitária, Adriana Lanfredi, destacaram a importância da nova Central, e salientaram os feitos do homenageado.
O espaço dedicado à Central tem uma área de 120 m² e compreende a sala de recepção e limpeza de materiais e instrumentais, sala de desinfecção química, sala de preparo e esterilização, sala de armazenamento dos materiais e instrumentais médico-hospitalares e vestiários para os funcionários da área de limpeza, preparo e esterilização.
Passando alguns dias em Monte Alto, o Padre Flávio José Profito esteve presente na cerimônia e abençoou as novas instalações; o religioso, inclusive, nasceu pelas mãos do homenageado do dia.
“O objetivo da Santa Casa em ter a Central de Material e Esterilização é de garantir a qualidade assistencial e a segurança dos pacientes que aqui recebem atendimento”, complementou Beto, que falou ainda sobre o homenageado. “O Dr. João Davanço é um dos pilares deste hospital, com 46 anos de serviços prestados à entidade, com extremo domínio e competência. Uma das virtudes em sua carreira foi o tratamento aos seus pacientes, sempre de forma carinhosa e respeitosa. Por trás de uma seriedade ímpar, há um homem simples, sensível e dedicado, que merece nosso respeito e aplauso”.
Fazendo uso da palavra, Dr. João, que esteve acompanhado da esposa Leonor, filhos, neto e demais familiares, agradeceu a honraria, falou sobre sua trajetória pessoal e também no hospital.
SURPRESA – A solenidade de inauguração contou com a presença de Lidiane Mara de Lima, a primeira criança trazida ao mundo, na Santa Casa de Monte Alto, pelas mãos do Dr. João Davanço Neto, em 19 de julho de 1973. Filha de Lidines Maria de Lima, moradora de Pirangi, Lidiane nasceu de parto cesárea, com 3.800 kg e 50 centímetros; atualmente, mora em Ribeirão Preto.