
No dia 24 de outubro de 2001, depois de várias participações em encontros regionais, uma reunião no auditório da Santa Casa marcou o primeiro passo para a implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que é referência em qualidade e humanização do atendimento durante todas as etapas da gestação e tem como objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno exclusivo.
Mais de 100 voluntárias foram convidadas para o encontro, que tinha o propósito de conseguir pessoas interessadas em colaborar neste programa, que na ocasião contou também com o apoio do Lions Clube da cidade.
Para ganhar o credenciamento da Iniciativa, o hospital precisou cumprir dez itens estipulados pelo Ministério da Saúde. A implantação do projeto foi encabeçada pela coordenadora responsável Irmã Aracy Forão, que atualmente reside e trabalha em Jundiaí, na comunidade das Irmãs Scalabrinianas.
Hoje, quase 20 anos após o pontapé inicial por parte da Santa Casa, uma estrutura completa com sala de acolhimento, equipamento e profissionais capacitados integram os excelentes serviços prestados através do Hospital Amigo da Criança.
A iniciativa com foco no aleitamento materno proporciona, além do fortalecimento do elo entre mãe e filho, inúmeras vantagens para ambos. Bebês saudáveis nascidos em Hospitais Amigos da Criança têm o risco de doenças reduzidos, desenvolvimento da musculatura da face que favorece posterior alimentação e articulação na fala, além de desenvolvimento intelectual.
Para a mãe, as contribuições referem-se a níveis menores de ansiedade, recuperação mais rápida, redução nos índices de depressão pós-parto e diminuição no risco de câncer e doenças cardiovasculares.
O êxito do projeto nestas duas décadas é mérito de um time de profissionais extremamente qualificado. Os profissionais de saúde envolvidos orientam e auxiliam todas as puérperas durante o período de amamentação. A equipe de coordenação da maternidade, responsável pela Iniciativa, é composta pela enfermeira coordenadora da Maternidade, Irmã Zenaide, a técnica em enfermagem, Isabel Lapola, e a responsável técnica Solange Casa Santa. Além disso, uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos, pediatras, fonoaudiólogo, nutricionistas e psicóloga também auxilia os trabalhos.

Para celebrar as duas décadas de prestígio da Iniciativa e o Agosto Dourado, mês dedicado a incentivar o aleitamento materno, a equipe da Santa Casa montou, na recepção, uma exposição com memórias de eventos como cursos de gestantes, campanhas e movimentos nos quais profissionais do hospital trabalharam para incentivar a amamentação. Este ano, devido à pandemia, não foi possível realizar cursos e encontros como antes.
“É uma alegria muito grande, mesmo não estando em Monte Alto, saber que a semente de conscientização da importância do aleitamento materno, plantada há 20 anos, tem dado bons frutos. Parabenizo e peço a Deus que abençoe todas as pessoas que, de alguma forma, colaboram com este projeto”, comentou a Irmã Aracy Forão à reportagem do O Imparcial.