Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Esta é a atribuição do Mesário, cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições. Os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação. Há também a opção de ser mesário voluntário e para isso, as inscrições já estão abertas.
“O trabalho dos mesários é considerado de suma importância para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988”, diz o site do TRE.
O Estado de São Paulo contou, na última eleição de 2014, com 507 mil mesários. Desse total, 110 mil se prontificaram espontaneamente para ajudar nos trabalhos. Em todo o país, a Justiça Eleitoral contou com 2,4 milhões de mesários, sendo 1,3 milhão de voluntários.
“Vale lembrar as vantagens de ser mesário: folga em dobro (dois para cada dia trabalhado); desempate em Concursos Públicos; vale-alimentação; e para os universitários, vale como atividade complementar. Em Monte Alto, temos cerca de 50 voluntários”, destacou Cássia Albino Borges Santos, Chefe do Cartório local.
Os interessados devem acessar o link www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesario/ficha-de- inscricao ou então procurar o Cartório Eleitoral. A data limite para nomeação, pela Justiça Eleitoral, é 3 de agosto.