Rotary completa 100 anos de história no Brasil

Na bagagem, incontáveis ações solidárias em diversas áreas da sociedade

Unir voluntários a fim de desenvolver valores éticos, prestar serviços em prol da sociedade e promover a paz em nível mundial. Estes são os objetivos do Rotary International, idealizado pelo seu criador, Paul Percy Harris, que, no dia 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, fundou o primeiro clube rotariano do mundo.

De lá para cá, o clube de serviços se expandiu de maneira imensurável e, agora, marca presença em 218 países e regiões geográficas, e atua por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. No Brasil, são 2.332 clubes, que contam com cerca de 49.979 rotarianos.

Por falar em Brasil, o primeiro clube fundado no país completou, no dia 28 de fevereiro, 100 anos de história. Em 29 de janeiro de 1921, um grupo de homens de negócios tentou criar aquilo que seria o Rotary precursor do Brasil. Richard Momsen, ex-cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em seus trabalhos, identificou um número insuficiente de empresários na cidade para a formação do clube.

Seus serviços, no entanto, foram frustrados pelo Rotary International, alegando que a maioria dos associados em potencial eram de norte-americanos. Desse modo, foi solicitado que mais brasileiros fossem atraídos a fazer parte do novo clube.

Quase dois anos depois, Henry Lichtwardt e Heriberto Percival Coates começaram a arquitetar planos para, realmente, fundar o clube no país. Em 15 de dezembro de 1922, sob sua direção, após reunião informativa com empresários locais, o brasileiro Herbert Moses foi nomeado presidente da organização, que integrava, em sua maioria, mais conterrâneos que pessoas de outras localidades. Momsen passou a integrar o quadro de sócios um ano mais tarde.

Em Monte Alto, o clube possui 64 anos de atuação na sociedade, junto às divisões da família rotária. Tendo em vista a comemoração do centenário da organização no país, os presidentes do Rotary, Casa da Amizade, Rotaract e Interact do município falaram um pouco sobre o sentimento de fazer parte desta associação.

“Fazer parte da Família Rotária já é algo extremamente expressivo para mim, sou outra pessoa por causa do Interact e essa data tão importante deve ser comemorada e lembrada sempre. Espero que cada vez mais as pessoas conheçam o Rotary e valorizem uma instituição tão boa e com propósitos tão eficientes.”, comentou a presidente do Interact, Mariana Viaes Bergo.

“Fazer parte de uma instituição centenária como o Rotary é um sentimento de edificação. Não existe palavra que possa descrever este sentimento como um todo. É algo indescritível, tanto para aqueles que participam, quanto daqueles que têm a vida mudada pelo Rotary”, disse o presidente do Rotaract, Olavo Bianchi.

“É um sentimento de alegria. Uma história linda que foi escrita por 100 anos, desde o começo e com todas as dificuldades. É uma honra fazer parte desse clube. Temos o dever de fazer um bom trabalho como rotarianos”, ressaltou o presidente do Rotary, Robson Monteiro.

“Como representante da Casa da Amizade, que é composta exclusivamente por mulheres, sinto-me orgulhosa em fazer parte de uma organização que procura se atualizar e valorizar a equidade de gênero, tendo como uma de suas bandeiras o empoderamento de meninas”, destacou a presidente, Natalie Gazignato de Salles Monteiro.

Registrando

VIVA A VIDA

Pais e familiares do jovem Arthur Neves se reuniram na noite de ontem, 30, por um motivo muito especial: celebrar

CAMPEÃO

A equipe Família Palestra conquistou o título do Municipal de Futebol 2024 em Monte Alto, logo em sua estreia na

PEDAL FELIZ

Na quinta-feira, 10 de outubro, o Rotary Club de Monte Alto realizou o projeto “Pedal Feliz”, oportunidade em que fez

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no