Reunião define regras e dia do debate entre candidatos à prefeitura de Monte Alto

Representantes das entidades organizadoras do evento e postulantes ao cargo participaram do encontro

Um dos pontos-chave das eleições, o debate com os candidatos a prefeito da cidade teve suas principais regras definidas na noite de ontem, 29. A diretoria da 158ª Subseção da OAB de Monte Alto e da Associação Comercial e Industrial (ACIMA), reuniram-se na sede da advocacia local com os responsáveis pelas campanhas de Maria Helena Rettondini e Júlio Raposo, postulantes ao cargo.

O encontro serviu para fixar regras referentes à dinâmica dos blocos; o tempo destinado às perguntas, respostas, réplicas, direito de resposta; e outros assuntos pertinentes à realização de um bom debate.

Na ocasião, a candidata Maria Helena foi representada por Luiz Felipe Nunes e Baltazar Garcia, o candidato Júlio esteve presente, junto com Paulo Carello, Thiago Henrique Dorigan e Elton de Carlis. Após a discussão, o debate eleitoral ficou marcado para o dia 26 de setembro às 19h30, na Casa da Advocacia e da Cidadania.

Para os que quiserem acompanhar, o debate será transmitido ao vivo por veículos de imprensa da cidade.

O debate será dividido em cinco blocos, com a seguinte ordem:

Primeiro bloco: O mediador abrirá o bloco concedendo 90 segundos para os candidatos se apresentarem. Após a apresentação fará uma pergunta comum aos candidatos, que terão três minutos, cada qual, para respondê-la. A ordem da apresentação e da resposta dar-se-á mediante sorteio realizado pela mesa diretora dos trabalhos composta por membros da 158ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e membros da Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto – ACIMA. A pergunta será elaborada pela organização do evento e entregue ao mediador, em envelope lacrado, momentos antes do início do debate.

2º Bloco: Candidato pergunta para candidato, assunto livre, sendo que a ordem do candidato que pergunta e que responde será por sorteio. A exemplo dos blocos anteriores, o sorteio será realizado pela diretoria da OAB local; Serão seis perguntas e seis respostas dentro do bloco, sendo trinta segundos para pergunta, dois minutos para resposta, facultando-se um minuto para réplica e um minuto para tréplica; Não será permitido a nenhum candidato perguntar e responder, neste bloco, mais que três perguntas.

3º Bloco: A organização do debate, colherá ou elaborará diversas perguntas genéricas sobre assuntos de interesse da coletividade junto a eleitores deste Município, previamente gravadas, dentre as quais selecionará doze delas, e que deverão ser respondidas pelos candidatos, na seguinte forma: As perguntas selecionadas serão previamente numeradas pela organização do debate, de 1 a 12. Obedecida a ordem numérica, a cada pergunta haverá sorteio entre os candidatos para respondê-la. As perguntas serão de até trinta segundos, com respostas de até dois minutos. Cada candidato responderá a seis perguntas.

4º Bloco; Candidato pergunta para candidato, assunto livre, sendo liberado para cada candidato perguntar para quem quiser. A ordem de quem pergunta se dará por sorteio, que será realizado nos moldes dos blocos anteriores; Serão seis perguntas e seis respostas dentro do bloco, sendo trinta segundos para pergunta, dois minutos para resposta, facultando um minuto para réplica e um minuto para tréplica; Não será permitido a nenhum candidato perguntar e responder, neste bloco, mais que três vezes.

5º Bloco: Cada candidato fará suas considerações finais, com tempo de três minutos. A ordem para a manifestação dar-se-á mediante sorteio pela Organização do Debate.

O debate eleitoral é a oportunidade dos candidatos de exporem suas ideias e propostas, a fim de convencer os eleitores de que é a melhor opção para o exercício do cargo. Maria Helena Rettondini tenta a reeleição ao lado de seu vice, Dr. Joaquim, e Júlio Raposo está em sua segunda disputa ao Paço Municipal, desta vez com Thiago Durigan como seu vice.

Registrando

ENCONTRO DE PALMEIRENSES

Está confirmado para o dia 23 de novembro o 2º Encontro de Palmeirenses de Monte Alto, que será realizado no

ALERTA DE GOLPE

A psicóloga Silvana Salgado, esposa do médico, Dr. Guilherme Salgado, entrou em contato com o jornal O Imparcial pedindo ajuda

CAMPANHA DE INCLUSÃO

Nesta segunda-feira, 15, a equipe da Ollor Color, empresa voltada a produtos capilares e cosméticos, anunciou uma nova campanha de