Reunião define regras e dia do debate entre candidatos à prefeitura de Monte Alto

Representantes das entidades organizadoras do evento e postulantes ao cargo participaram do encontro

Um dos pontos-chave das eleições, o debate com os candidatos a prefeito da cidade teve suas principais regras definidas na noite de ontem, 29. A diretoria da 158ª Subseção da OAB de Monte Alto e da Associação Comercial e Industrial (ACIMA), reuniram-se na sede da advocacia local com os responsáveis pelas campanhas de Maria Helena Rettondini e Júlio Raposo, postulantes ao cargo.

O encontro serviu para fixar regras referentes à dinâmica dos blocos; o tempo destinado às perguntas, respostas, réplicas, direito de resposta; e outros assuntos pertinentes à realização de um bom debate.

Na ocasião, a candidata Maria Helena foi representada por Luiz Felipe Nunes e Baltazar Garcia, o candidato Júlio esteve presente, junto com Paulo Carello, Thiago Henrique Dorigan e Elton de Carlis. Após a discussão, o debate eleitoral ficou marcado para o dia 26 de setembro às 19h30, na Casa da Advocacia e da Cidadania.

Para os que quiserem acompanhar, o debate será transmitido ao vivo por veículos de imprensa da cidade.

O debate será dividido em cinco blocos, com a seguinte ordem:

Primeiro bloco: O mediador abrirá o bloco concedendo 90 segundos para os candidatos se apresentarem. Após a apresentação fará uma pergunta comum aos candidatos, que terão três minutos, cada qual, para respondê-la. A ordem da apresentação e da resposta dar-se-á mediante sorteio realizado pela mesa diretora dos trabalhos composta por membros da 158ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e membros da Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto – ACIMA. A pergunta será elaborada pela organização do evento e entregue ao mediador, em envelope lacrado, momentos antes do início do debate.

2º Bloco: Candidato pergunta para candidato, assunto livre, sendo que a ordem do candidato que pergunta e que responde será por sorteio. A exemplo dos blocos anteriores, o sorteio será realizado pela diretoria da OAB local; Serão seis perguntas e seis respostas dentro do bloco, sendo trinta segundos para pergunta, dois minutos para resposta, facultando-se um minuto para réplica e um minuto para tréplica; Não será permitido a nenhum candidato perguntar e responder, neste bloco, mais que três perguntas.

3º Bloco: A organização do debate, colherá ou elaborará diversas perguntas genéricas sobre assuntos de interesse da coletividade junto a eleitores deste Município, previamente gravadas, dentre as quais selecionará doze delas, e que deverão ser respondidas pelos candidatos, na seguinte forma: As perguntas selecionadas serão previamente numeradas pela organização do debate, de 1 a 12. Obedecida a ordem numérica, a cada pergunta haverá sorteio entre os candidatos para respondê-la. As perguntas serão de até trinta segundos, com respostas de até dois minutos. Cada candidato responderá a seis perguntas.

4º Bloco; Candidato pergunta para candidato, assunto livre, sendo liberado para cada candidato perguntar para quem quiser. A ordem de quem pergunta se dará por sorteio, que será realizado nos moldes dos blocos anteriores; Serão seis perguntas e seis respostas dentro do bloco, sendo trinta segundos para pergunta, dois minutos para resposta, facultando um minuto para réplica e um minuto para tréplica; Não será permitido a nenhum candidato perguntar e responder, neste bloco, mais que três vezes.

5º Bloco: Cada candidato fará suas considerações finais, com tempo de três minutos. A ordem para a manifestação dar-se-á mediante sorteio pela Organização do Debate.

O debate eleitoral é a oportunidade dos candidatos de exporem suas ideias e propostas, a fim de convencer os eleitores de que é a melhor opção para o exercício do cargo. Maria Helena Rettondini tenta a reeleição ao lado de seu vice, Dr. Joaquim, e Júlio Raposo está em sua segunda disputa ao Paço Municipal, desta vez com Thiago Durigan como seu vice.

Registrando

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o

Caminho da Fé 2025

Serras, trilhas, sol, chuva, lama… tudo isso faz parte do Caminho da Fé, um percurso desafiador que, há mais de