O Governo do Estado de São Paulo, em coletiva de imprensa no início da tarde dessa sexta-feira, 22, anunciou as novas medidas de restrições para a Fase Vermelha, que funcionará da seguinte forma: entre 20h e 6h todos os dias da semana. As medidas foram nomeadas como emergenciais para contenção da pandemia.
Segundo o governo estadual, com a chegada da segunda onda do COVID-19, o número de casos, internações e óbitos aumentaram as taxas de ocupação dos leitos e as quantidades de leitos na UTI estão cada vez mais alarmantes.
A região de Ribeirão Preto continua na fase laranja, mas como apoiado pelo Governo do estado, as medidas emergenciais de contenção da pandemia, ou seja, as medidas da fase vermelha, serão adotadas em alguns horários. Após as 20h em dias da semana (segunda à sexta-feira) e aos finais de semana e feriados serão permitidas o funcionamento apenas das atividades essenciais.
A medida passa a valer a partir de segunda-feira, 25. Uma nova reclassificação está agendada para daqui 15 dias.
Sobre educação, foi informado que a volta às aulas não será obrigatório nas fases vermelha e laranja. A partir do dia 01 as escolas da rede estadual estarão abertas e o retorno das aulas ficou previsto para o dia 08/02.