Por Época Negócios
Nos últimos meses, tem aumentado o número de ataques, violações e vazamentos de dados promovidos por hackers. O resultado disso é que muitas pessoas perderam seus acessos às redes sociais, e-mails e outros serviços online. Se você faz parte deste grupo, o portal The Verge elaborou um verdadeiro guia para ajudá-lo a recuperar as contas – mas saiba que em alguns casos, a depender do quanto os criminosos manipularam seus dados, talvez o acesso tenha sido perdido para sempre.
Como saber se eu fui hackeado?
Dentre os sinais de que você foi hackeado estão: aparecer como suas postagens do Facebook, Instagram ou TikTok fotos ou vídeos que você nunca tirou ou gravou; amigos receberem mensagens falsas suas no Facebook ou Twitter; o Spotify tocar músicas que você nunca colocou na fila; aparecer um dispositivo que você não possui conectado com seu ID Apple; novos contatos surgirem na sua conta do Snapchat e receber um e-mail do Intagram informando que seu endereço de e-mail foi alterado.
Caso esse procedimento não seja realizado com sucesso, você terá que seguir outras etapas – elas costumam variar de uma companhia para outra, mas tendem a seguir um padrão geral. A seguir, confira como tentar recuperar o acesso dos serviços oferecidos por Facebook, Google, Instagram, Snapchat, Spotify, TikTok e Twitter.
Apple
Para alterar a senha, acesse a página de login do ID Apple, que é a chave para muitas informações pessoais, incluindo compras e assinaturas online. Depois, clique em Entrar. Se o site não aceitar o ID Apple, acesse outro dispositivo da marca que você possua, como Mac, iPhone ou iPad.
No Mac, clique no menu Apple no canto superior esquerdo da tela e siga esse caminho: toque em Preferências do Sistema, ID Apple, Senha e segurança e Alterar senha. Em um iPhone ou iPad, acesse Configurações, clique no seu nome e, em seguida, em Senha e segurança e em Alterar senha.
Se nenhum desses métodos funcionar, será preciso agendar uma ligação com um atendente da Apple. Para mais detalhes, consulte a página de suporte.
No Facebook, a primeira forma de recuperação de senha é acessar o site facebook.com/hacked e clicar em “Minha conta está comprometida”. Na página seguinte, insira seu e-mail ou número de celular. Na próxima etapa, o sistema solicitará que você faça login com sua senha atual ou antiga.
Caso a senha digitada não seja aceita, a recomendação é enviar um e-mail para um dos endereços cadastrados. Se isso não funcionar, clique em “Não tem mais acesso a estes?”. A partir daí, a rede social irá verificar outros itens para identificá-lo, por exemplo, se você está fazendo login de um dispositivo ou local que usou antes.
Agora, se nem isso adiantar, você deverá entrar em contato com o Facebook e enviar alguma identificação oficial, incluindo passaporte, carteira de motorista, certidão de casamento ou título de eleitor, e seguir o passo a passo que for indicado.
Ao perder o acesso à sua conta do Google, você não conseguirá mais utilizar Gmail, YouTube, Google Drive e outros serviços. Para recuperar a senha, primeiro tente fazer login e atualizar a senha. Se o e-mail e/ou senha não forem aceitos, acesse a página de recuperação de conta e clique no link Esqueci o e-mail.
Na sequência, insira o endereço de e-mail que deseja recuperar e a última senha que você se lembra. Se ela não funcionar, clique em “Tentar de outra maneira”. De acordo com o The Verge, caso um e-mail de backup esteja associado à sua conta comprometida, você receberá uma mensagem com um código de verificação para inserir. Porém, se não tiver ou não puder acessar um e-mail de recuperação, clique novamente em “Tentar de outra maneira”. O Google enviará uma mensagem de texto ou ligará para o número de telefone registrado (se houver) com um código. Ao recebê-lo, digite-o e crie uma nova senha forte.
Nada disso tendo resultado, clique em “Não tenho meu telefone”. Dependendo da quantidade de informações que o Google tem sobre você, ele poderá fazer mais perguntas para estabelecer sua identidade. Mas é possível que esse processo também não funcione e você tenha de criar uma nova conta.
Quando o problema é com o Instagram, acesse o site www.instagram.com e coloque seu nome de usuário e senha. Se não forem aceitos, tente a opção “Fazer login com o Facebook” – supondo que você tenha uma conta no Facebook.
O resultado dessa operação não deu certo? Então, clique em Esqueci a senha. Na próxima tela, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail registrado para receber um link de login por e-mail ou seu número de telefone registrado para obter um código por mensagem de texto.
No e-mail, clique em “Redefinir sua senha” ou, no telefone, no link da mensagem de texto e digite o código enviado com ele. Qualquer um dos métodos te levará à tela para inserir uma nova senha forte. Em seguida, faça o login.
Se isso não funcionar, insira as informações de login que você usou antes de ser hackeado e clique em “Não consegue redefinir sua senha?” para chegar à página de ajuda do Instagram. Uma vez nela, toque em “Acho que minha conta do Instagram foi invadida” e role até “Solicitar um código de segurança ou suporte do Instagram”.
Snapchat
Como a recuperação de acesso é diferente para os aplicativos Android e iOS, o The Verge elaborou o procedimento a partir da web. Primeiro, vá para a página de login e coloque seus dados. Se o Snapchat não aceitar o nome de usuário e/ou senha, clique em Esqueceu a senha e verifique sua identidade digitando seu número de telefone ou endereço de e-mail cadastrado. Você receberá uma mensagem de texto ou e-mail com um link para redefinir a senha.
A reportagem aponta que isso deve funcionar mesmo que o hacker tenha alterado as informações da sua conta. Mas, se por algum motivo a rede social não reconhecer mais seu e-mail ou número de telefone, visite a página de suporte e preencha um formulário para solicitar ajuda para recuperar a conta.
Spotify
Em se tratando do Spotify, o processo para reaver o acesso é o seguinte: vá para a página de redefinição de senha e digite seu nome de usuário ou o endereço de e-mail que usou para se registrar.
Se a empresa reconhecer qualquer um deles, enviará um e-mail com um link para uma página onde você pode redefinir sua senha. Caso isso não funcione, entre em contato com o chat do serviço para obter mais ajuda.
TikTok
Se o seu nome de usuário e senha tiverem sido comprometidos, o TikTok oferece várias maneiras de fazer login, inclusive através de Facebook, Google, Twitter, Apple e Instagram – mas desde que você tenha associado algum deles à sua conta.
Para alterar a senha no aplicativo, seja Android ou iOS, toque em Perfil no canto inferior direito e, depois, no ícone de hambúrguer de três linhas no canto superior direito. Em seguida, clique em Configurações e Privacidade e, depois, em Gerenciar conta e Senha. O TikTok lhe enviará um e-mail ou mensagem de texto com um código de seis dígitos para você inserir antes de criar uma nova senha forte.
Caso o hacker tenha alterado seu e-mail e número de telefone, você não poderá fazer login e terá que entrar em contato com o suporte ao usuário. Isso será possível através de uma solicitação de suporte no app, por meio de um formulário ou, então, pelo e-mail feedback@tiktok.com.
Quando se trata do Twitter, para voltar a usar a rede social acesse o formulário de redefinição de senha e insira seu nome de usuário, e-mail e número de telefone. Selecione se deseja receber um link de login por e-mail ou um código por mensagem de texto.
Se a empresa não aceitar essas informações, será preciso acessar a página da Central de Ajuda para contas invadidas ou comprometidas e preencher o formulário.