Os candidatos que realizaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) mas não puderam por conta de diagnóstico da COVID-19 ou até mesmo os que foram prejudicados por problemas logísticos ou salas lotadas podem solicitar a reaplicação do exame até nessa sexta-feira, 29 de janeiro.
A solicitação deve ser feita na página do estudante em https://enem.inep.gov.br/participante/. O prazo foi aberto na última segunda-feira, 25 e as provas foram aplicadas de forma presencial nos dias 17 e 24 de janeiro.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, os pedidos serão analisados caso a caso. Os resultados saem em 12 de fevereiro e também estarão disponíveis na Página do Participante.
A reaplicação está prevista em edital do Enem e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020 especificamente, a reaplicação será em 23 e 24 de fevereiro. A prova é feita na mesma data do ENEM para pessoas privadas de liberdade, o ENEM PPL, e tem o mesmo nível de dificuldade do ENEM regular, mas com questões diferentes.
Ainda, de acordo com o edital, são considerados problemas logísticos: fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.