O Programa Universidade para Todos (Prouni) está oferecendo mais de 273 mil bolsas, sendo 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais, que cobrem 50% da mensalidade do curso. O período de inscrições para essa edição do Prouni será de 22 a 25 de fevereiro.
O Ministério da Educação já publicou na página do Prouni todas as informações sobre as bolsas disponíveis nesta edição histórica para que os interessados em disputar mais essa oportunidade de ingressar no ensino superior possam consultar, com antecedência, as melhores opções, de acordo com o interesse de cada estudante. Na consulta, a busca pode ser feita por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus.
Ao todo são 19.584 cursos com oferta de bolsas do Prouni, localizadas em 1085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal. Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula alguns critérios socioeconômicos, como o curso do ensino médio em escolas públicas ou parte dele em escola privada e com bolsa integral; renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais; pessoas portadoras de deficiência (PCDs) ou professores de rede pública do ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública.
Outra novidade no ProUni é que surgiu um novo critério para ocupação de vagas. Agora não é necessário possuir diploma do Ensino Superior para concorrer a cursos de licenciatura. A mudança, de acordo com o MEC, foi feita para promover o magistério.