
Na sexta-feira, dia 16, o Pronto Socorro Municipal recebeu seis máscaras de mergulho adaptadas à máscara de ventilação não-invasiva, que serão utilizadas nos casos em que o paciente necessite de um aporte de oxigênio. O dispositivo instalado nas máscaras é, posteriormente, acoplado no respirador.
As máscaras adaptadas garantem a chance de o paciente respirar melhor e diminui em 50% a possibilidade de intubação. Além disso, o objeto protege o ambiente onde o tratamento está sendo realizado, porque ele impede a saída do ar contaminado, direcionando-o para um filtro.
Os itens foram conquistados junto ao projeto “Ajudar Sempre Sem Fronteiras”, da cidade de Batatais.
“Acompanhamos várias cidades recebendo as máscaras; fomos buscar informações e o retorno foi sempre positivo, com sua eficácia comprovada. Fizemos o cadastro no site do projeto, passamos por uma avaliação e então as recebemos”, comenta Valéria de Grandi, diretora de Proteção da Saúde.
No início do mês de abril, esse modelo de máscaras já havia sido doado à Santa Casa de Monte Alto pelo vereador Thiago Durigan. Na ocasião, o vereador doou dez máscaras através de iniciativa e recursos próprios.
Quem quiser contribuir com o projeto “Ajudar Sempre Sem Fronteiras” – que promove ações em todo o Estado – pode realizar um depósito de qualquer quantia através do PIX 16982153620.